ADENE e DECO lançam ferramenta que ajuda a conhecer a eficiência do sistema de aquecimento nas casas

ADENE e DECO lançam ferramenta que ajuda a conhecer a eficiência do sistema de aquecimento nas casas

Já pensou em mudar o sistema de aquecimento e/ou de água quente da sua casa? Sabe quanto gasta em aquecimento? Conhece a eficiência energética do seu sistema? A ADENE (Agência para a Energia) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) lançam a ferramenta “aquecimento eficiente” para ajudar o consumidor a conhecer a eficiência do sistema de aquecimento que tem em casa e apoiar na substituição por soluções mais eficientes.

O aquecimento da casa e de água representam a maior fatia do consumo energético de um agregado familiar. Na Europa e em Portugal, a grande maioria das soluções de aquecimento doméstico são antigas e ineficientes, conduzindo a uma fatura energética elevada ou à falta de conforto térmico.

A aplicação online, disponibilizada no âmbito do projeto HARP financiado no contexto do programa Horizonte 2020 da União Europeia, permite ao utilizador estimar a eficiência e respetiva classe energética do sistema de aquecimento existente. A partir dessa informação a aplicação permite ainda, com base na definição das necessidades e condicionantes da casa, identificar as melhores soluções no mercado para substituir o atual sistema de aquecimento por um mais eficiente.

A aplicação está disponível para consumidores e também para profissionais, que podem assim, de um modo gratuito e muito fácil, oferecer um novo serviço e apoiar o seu cliente na tomada de decisão.