ADENE entrega prémios AQUA+ “Rede TECH AQUA+” no Planetiers World Gathering

ADENE entrega prémios AQUA+ “Rede TECH AQUA+” no Planetiers World Gathering

Categoria Ambiente, Energia

A cerimónia de entrega dos prémios AQUA+ “Rede TECH AQUA+” da ADENE – Agência para a Energia (ADENE), realiza-se esta quinta-feira, 22 de outubro, entre as 10h00 e as 12h00, no Altice Arena, durante a primeira edição em Portugal do Planetiers World Gathering, informa a agência em comunicado.

A ADENE vai assim dar a conhecer os 11 finalistas dos prémios AQUA+ “Rede TECH AQUA+”, que terão oportunidade de apresentar as suas soluções ao júri e aos participantes no evento.

Após esta sessão, que conta com a presença online do secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, a participação da ADENE no Planetiers World Gathering passa ainda por dar a conhecer a Rede de Compromisso AQUA+, numa sessão às 15h30, com abertura pela secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, e dedicada aos especialistas do setor.

A Rede TECH AQUA+ e os prémios AQUA+ têm por objetivo divulgar e incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas que permitam a monitorização e melhoria do uso da água em edifícios residenciais, hotéis e outras infraestruturas turísticas, em edifícios de comércio e serviços, na gestão urbana e na interface entre os serviços de água e os utilizadores (ligação entre redes públicas e redes privadas), fornecendo aos utilizadores o conhecimento dos seus consumos de água e a gestão ativa deste recurso (incluindo fontes alternativas), através da monitorização em tempo real, deteção de fugas, gestão e controlo remoto, entre outros.

No final da cerimónia de entrega dos Prémios AQUA+, a ADENE e a ANI – Agência Nacional de Inovação, assinam um Protocolo no âmbito da iniciativa BfK Awards, que visa reconhecer projetos e empresas “nascidas do conhecimento” e que se destaquem em atividades de I&D colaborativa.

Na sua primeira edição, os Prémios AQUA+ reúnem um júri composto por representantes da ADENE, Planetiers, Agência Portuguesa do Ambiente, Turismo de Portugal, ANI, Câmara Municipal de Lisboa, Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários, Maze Impact e Startup Lisboa.

As inscrições para assistir à Cerimónia de entrega dos prémios e à Sessão da Rede de Compromisso AQUA+, presencialmente ou virtualmente, podem ser feitas aqui.