AEPSA adere ao Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020

AEPSA adere ao Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020

Categoria Advisor, Empresas

A Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente (AEPSA) acaba de aderir ao Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, que a Câmara Municipal de Lisboa assumiu, em linha com os objetivos definidos no Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia da União Europeia, e na Rede C40. A formalização do acordo decorreu dia 29 de Janeiro, pelas 11h00, no Jardim da Amnistia Internacional, em Lisboa.

A AEPSA junta-se, assim, às 200 entidades que subscreveram este compromisso e que irão assumir a implementação de mais de 2100 medidas – nas áreas da água, energia resíduos, espaços verdes, biodiversidade, ruído e qualidade do ar – para garantir que Lisboa consegue atingir as metas de redução de 60% nas emissões de CO2 até 2030, a neutralidade carbónica até 2050 e se torne uma cidade com efetiva resiliência às alterações climáticas.

Eduardo Marques, presidente da Direção da AEPSA, acrescenta: “Os princípios de atuação da AEPSA, e dos seus associados, são totalmente coincidentes com os objectivos do Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia. Estão definidas metas muito ambiciosas e compromissos que implicam respostas concretas, à escala local, em cada cidade, em cada bairro, em cada casa e em cada empresa. Porém, para a prossecução dos objectivos e promoção dos valores assumidos nesta iniciativa é imperativa uma resposta conjunta, concertada e assumida por todos os actores económicos e sociais. As empresas portuguesas para o sector do ambiente têm um papel fundamental na concretização destas metas, sobretudo nas áreas das águas e dos resíduos, e já estão a integrar nas suas operações rigorosas metodologias de atuação e inovação, em linha com os mais elevados padrões internacionais de sustentabilidade ambiental.”