AFP faz cobertura especial sobre o futuro do planeta

AFP faz cobertura especial sobre o futuro do planeta

A AFP coloca o futuro do planeta no centro de suas prioridades editoriais e propõe, durante uma semana, a partir de 17 de setembro, uma cobertura especial sobre os desafios associados ao aquecimento global, em texto, fotografia, vídeo e infografia.

De acordo com a agência internacional de notícias, a “cobertura especial ocorre por ocasião da Cúpula das Nações Unidas sobre o Clima, que acontece em 23 de setembro”. O evento será antecedido por “manifestações em favor do meio ambiente no dia 20 de setembro, que mobilizarão jovens do mundo inteiro”, refere a AFP em comunicado. No dia 25 de setembro, especialistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) estarão reunidos em Mônaco e apresentarão um relatório especial sobre os oceanos e a criosfera.

A AFP revelou com exclusividade, no dia 29 de agosto, o projeto de relatório, sublinhando que o aumento do nível do mar poderia impor o deslocamento de 280 milhões de pessoas no planeta, na hipótese otimista de um aquecimento de até a 2°C em relação à era pré-industrial.

Jornalistas especializados e repórteres multimédia serão mobilizados para cobrir este encontro planetário. Estão previstas reportagens e entrevistas em Uganda, Bolívia, França e Estados Unidos, assim como transmissões ao vivo e diversas matérias para esclarecer as ações e compromissos para combater o aquecimento global.

“O futuro do planeta passa a ser nossa prioridade editorial. A transformação do meio ambiente é um tema fundamental e tem impacto direto na vida de todos os cidadãos do mundo”, afirma em comunicado o diretor de Informação da AFP, Phil Chetwynd. “A AFP mobiliza sua incomparável rede internacional para cobrir e documentar as mudanças climáticas por meio de conteúdos multimídia de excelente qualidade”, reforça Phil.

Nos últimos meses, a agência propôs aos seus clientes uma série de reportagens ilustradas sobre crises climáticas e ambientais da Groenlândia ao Alasca, da Sibéria ao Amazonas, das encostas do Mont-Blanc e Patagônia, assim como na Indonésia, em Israel e na região do Pacífico. A AFP participa da iniciativa Covering Climate Now, que reúne 250 veículos de comunicação do mundo inteiro com o objetivo de fortalecer a cobertura sobre o clima.