Agosto regista aumento de 7,1% do consumo de energia elétrica no setor dos serviços

Agosto regista aumento de 7,1% do consumo de energia elétrica no setor dos serviços

Categoria Ambiente, Energia

No mês de agosto registou-se um aumento de 7,1% do consumo de energia elétrica no setor dos serviços, segundo o boletim da eletricidade, da DGEG partilhado pela ADENE (Agência para a Energia). Segundo o mesmo boletim, relativo ao mês de agosto, registou-se, por outro lado, a diminuição de 3,9% do consumo de eletricidade no setor doméstico, algo que, poderá dever-se em boa parte à ausência das famílias das suas residências para gozo de férias.

O mesmo boletim dá ainda conta que o consumo de energia elétrica na indústria reduziu cerca de 2,4% face ao mês homólogo e aumentou nos transportes 3,3%.

O boletim, relativo ao Gás Natural, indica que, em agosto de 2021, o consumo (excluindo o consumo nas centrais termoelétricas dedicadas e refinarias) diminuiu 1,1% face ao mês homólogo. No mesmo período, o consumo de gás natural no setor dos serviços aumentou cerca de 4,0% enquanto no setor da indústria e no setor doméstico o consumo desceu cerca de 1,5% e 4,3% respetivamente.

As causas que levaram ao aumento do consumo de gás natural no setor dos serviços e à quebra no setor doméstico face a agosto de 2020, poderão ser explicadas pelo exposto na eletricidade..

Já em relação ao petróleo, o boletim indica que o consumo do gasóleo rodoviário, em agosto, diminuiu cerca de 1,6% em relação ao mês homólogo, enquanto a gasolina aumentou 5,2%. O consumo de jet fuel no setor da aviação mantém a recuperação dos meses anteriores, apresentando um aumento de 68,2%, face a 2020. O boletim destaca também neste mês, o aumento do consumo do gasóleo agrícola em aproximadamente de 10% face a 2020.

Foto: Reuters