
A campanha “Água da Torneira. Com Todo o Gosto!”, criada pelos SMAS de Leiria, apresenta-se como uma inovação no âmbito da promoção do consumo de água da torneira. Mais do que um simples slogan, pretende transformar a perceção de algo banal numa escolha consciente e carregada de significado. Com um enfoque na sustentabilidade, confiança na qualidade e sensibilização ambiental, a estratégia distingue-se pelo uso de uma abordagem próxima, com rostos autênticos e presença forte no território, envolvendo eventos culturais e a comunidade local. Assim, a água da torneira passa a ser vista como uma opção segura, associada ao bem-estar, saúde e responsabilidade ambiental, mas também como uma experiência sensorial e criativa, alinhada às tendências de saúde e sustentabilidade.
Para romper preconceitos, a campanha apostou em introduzir produtos inovadores, como águas aromatizadas, granizados, água gaseificada e mocktails criativos, realidade que demonstra, de forma diferenciadora, que a água da torneira é segura e de elevada qualidade. Através da combinação de frutas, ervas e especiarias, criou experiências sensoriais capazes de mudar a mentalidade do público, tornando o consumo em algo memorável e positivo.
Os resultados já visíveis, nomeadamente o aumento do consumo declarado, que subiu de 39,3% em 2016 para 54% em 2024, refletem o impacto desta comunicação próxima e empática. Além disso, a estratégia tem sido monitorizada através de diversos indicadores, incluindo o tráfego no site receitasdatorneira.pt, as redes sociais e o volume de água consumida em eventos públicos, como a Feira de Leiria, onde já se distribuíram mais de 22.000 litros de água da torneira. Mais do que números, o objetivo é gerar uma mudança de mentalidade que consolide a água da torneira como uma alternativa sustentável, segura e económica.
Esta iniciativa sugere também o início de uma nova forma de comunicar a sustentabilidade junto da população. Os futuros passos passam por continuar a surpreender com criatividade, sabor e responsabilidade emocional, ampliar parcerias e dar maior visibilidade à água da torneira, que, por natureza, está ao alcance de todos.









































