Águas do Algarve distinguida com “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano

Águas do Algarve distinguida com “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano

Categoria Águas, Ambiente

A Águas do Algarve S.A. foi mais uma vez distinguida com a atribuição do “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” relativo à qualidade da água fornecida no ano 2016. Esta distinção foi atribuída a entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento público de água pela Entidade Reguladora de Serviços de Aguas e Resíduos (ERSAR).

Os requisitos necessários para a atribuição desta distinção são entre outros, o cumprimento total da submissão atempada dos dados relacionados com o Plano de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), cumprimento total do número de análises agendadas no PCQA aprovado e 99% do cumprimento dos valores paramétricos, incluindo o cumprimento dos valores paramétricos para os parâmetros Bactérias coliformes e Eschericia coli, bem como todos os valores paramétricos de cheiro e sabor.

A empresa concessionária Aguas do Algarve, S.A., ao receber mais uma vez esta distinção, sustenta a elevada exigência de prestar um serviço de abastecimento público de água de excelência, que demonstra o cuidado com que planeia, submete e executa também as tarefas relacionadas com a demonstração da qualidade da água fornecida aos municípios do Algarve, refere em comunicado.

A prossecução da qualidade exemplar da água para consumo humano na Aguas do Algarve, S.A é o resultado de todo o trabalho desenvolvido nas diversas áreas da empresa concessionária desde a gestão das Origens de água disponíveis, o Tratamento da água nas estações de tratamento de água e a Adução através do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve com o fornecimento contínuo de água para consumo humano a mais de setenta pontos de entrega municipais, suportado por uma manutenção e gestão de ativos sustentada e uma monitorização e análise laboratorial exigentes da qualidade da água em todos os pontos do sistema, explica a empresa.

A qualidade exemplar da água para consumo humano na Aguas do Algarve, S.A, é possível pela existência de práticas que assentam na gestão do risco e na garantia de que todas as ações são efetuadas tendo como objetivo o fornecimento contínuo de água segura para consumo humano, adianta a mesma nota.

A atribuição de mais um “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” à Aguas do Algarve, S.A, comprova que o Plano de Segurança da Água da empresa se mantém, ao fim de uma década, com a vitalidade necessária para os próximos desafios. “Tal como o Sol, a água quando nasce é para todos. A água é vida e a vida deve ser preservada. É também nesse âmbito da preservação e qualidade que trabalhamos todos os dias”, frisa Joaquim Peres, presidente da Águas do Algarve.