Águas do Centro Litoral lança concurso para reabilitação de seis reservatórios de Abastecimento de Água em Coimbra

Águas do Centro Litoral lança concurso para reabilitação de seis reservatórios de Abastecimento de Água em Coimbra

Categoria Advisor, Empresas

A Águas do Centro Litoral (AdCL) lançou as Empreitadas de Reabilitação e Ampliação dos Reservatórios do Polo Mondego (Coimbra, Penacova e Miranda do Corvo), divididas em três lotes, num valor total de 6 milhões de euros. Este investimento insere-se na política da AdCL de reabilitação dos seus ativos críticos em funcionamento, designadamente através da implementação de soluções duradouras e que minimizem intervenções futuras, refere a empresa.

Este concurso, com data limite de apresentação de propostas a 26 de julho de 2021, está dividido em três lotes: Empreitada A – Reservatórios de Coimbra Margem Direita (Cumeada e Pinhal de Marrocos); Empreitada B – Reservatórios de Coimbra Margem Esquerda (Santa Clara e Vale de Cântaros); e Empreitada C – Reservatórios de Penacova e Miranda do Corvo (Albarqueira e Ribeiro).

Tal como explica a empresa, as intervenções previstas consistem na reabilitação dos reservatórios e a construção de um novo reservatório no caso de Vale de Cântaros, numa perspetiva de recuperação das suas condições estruturais e funcionais (tais como a utilização da chapa termoplástica para o revestimento das superfícies no interior dos reservatórios em contacto com a água) e manutenção do sistema hidráulico em pleno funcionamento.

O principal objetivo é “continuar a garantir o fornecimento de uma água em quantidade e em qualidade aos concelhos de Coimbra, Penacova e Miranda do Corvo”, lê-se num comunicado divulgado pela AdCL.

Face ao tempo de utilização e desgaste, as instalações e equipamentos necessitam de manutenção e requalificação, sendo que a AdCL tem previstos investimento em novas infraestruturas e equipamentos, na requalificação e melhoria do existente e na manutenção.