Águas do Marco avança com projeto educativo “Água Segura”

Águas do Marco avança com projeto educativo “Água Segura”

A Águas do Marco vai implementar, pela primeira vez no município, o projeto educativo “Água Segura”. A iniciativa dirige-se aos alunos matriculados no 4º ano do ensino básico e pretende sensibilizá-los, assim como aos encarregados de educação, para a importância do consumo de água com qualidade na promoção da Saúde.

O Agrupamento de Escolas Nº 1 de Marco de Canaveses é o primeiro parceiro do projeto que, nos próximos anos letivos, pretende chegar aos restantes agrupamentos do concelho. Será através de uma aula teórica e de uma aula prática, com uma duração de 90 minutos cada, que as turmas do 4º ano vão aprender sobre o universo da Água.

Nas sessões teóricas serão abordados vários temas, como a importância da água para o homem e todos os seres vivos (não há Vida sem água), a origem (a água é sempre a mesma) e o ciclo natural que é responsável pela renovação de água doce. Também serão abordados os problemas que afetam a humanidade, como a excessiva utilização e poluição das águas, que impõem uma utilização racional (utilizar sem desperdiçar) e a instalação de sistemas públicos de tratamento e de distribuição de água e de recolha e de tratamento de águas residuais (Ciclo Urbano da Água), assegurando assim o abastecimento de água potável à população (Água Segura) e contribuindo para a despoluição das reservas de água (Proteger a nossa Água). Já nas aulas práticas, os alunos vão assistir à apresentação de três experiências com água, nomeadamente “O Ciclo natural da água” (processo natural que renova e purifica continuamente a água), “A filtração da Água” (um dos processos de tratamento da água na ETA) e “A poluição invisível da água” (poluição que não se vê à vista desarmada).

No final, serão desafiados a participar num concurso interescolar de desenho sobre os “Ciclos natural e urbano da Água”, com exposições dos desenhos, atribuição de prémios de participação e atribuição de prémios aos melhores desenhos de cada agrupamento.