Águas do Norte cede dívida de municípios à Caixa de Crédito Agrícola

Águas do Norte cede dívida de municípios à Caixa de Crédito Agrícola

Categoria Advisor, Empresas

A Águas do Norte concluiu uma operação de cessão de créditos à Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, no valor global de aproximadamente 5 milhões de euros, respeitantes a dívidas de alguns dos municípios utilizadores do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, que se encontravam tituladas por Acordos de Regularização de Dívida celebrados em 2019, informa a entidade em comunicado.

Através da cessão de créditos realizada, a Águas do Norte procedeu assim à redução de mais 9,2 % do montante das dívidas de clientes relativas ao serviço de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais prestado no âmbito do referido sistema multimunicipal.

Segundo a empresa, a referida operação, que ficou agora concluída, diz respeito a dívidas de três municípios desta região à Águas do Norte, empresa concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal.

A cessão de créditos realizada permite à Águas do Norte “aumentar a sua disponibilidade financeira para a realização de investimentos em infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento”, que permitirão “reforçar a fiabilidade dos serviços que presta”, lê-se no mesmo comunicado.

Esta cessão de créditos afigura-se igualmente vantajosa para os municípios cuja dívida foi cedida, uma vez que passam a” beneficiar de uma taxa de juro bastante mais favorável”, tendo ainda em consideração a “manutenção das restantes condições que se encontravam fixadas nos acordos cedidos”, como sejam o “alargamento do período de pagamentos até aos 25 anos e uma redução dos juros vencidos”, refere a Águas do Norte.

A operação em apreço foi concretizada entre a Águas do Norte e a referida Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, constituindo um instrumento financeiro para obviar às dificuldades de pagamento das autarquias locais e das demais entidades gestoras de sistemas municipais de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais urbanas.