Águas do Porto lança app para medição de consumos

Águas do Porto lança app para medição de consumos

Categoria Águas, Ambiente

A empresa municipal Águas do Porto lançou ontem no Pavilhão da Água, um sistema remoto de medição de consumos orientados para o cliente, que se concretiza numa aplicação para dispositivos móveis.

Segundo o Público, esta aplicação tem como principal objetivo dar aos clientes do serviço de águas mais informação quanto ao seu consumo e acompanhar passo a passo os seus gastos e até mesmo compará-los com os consumos da cidade.

A aplicação conseguirá realizar estimativas inclusive de como se gasta a água em cada casa, nomeadamente calcular o número de vezes que em cada lar se fazem descargas de autoclismo ou quantos duches se tomam dentro do período de tempo escolhido.

Com base na leitura de consumo registada, a aplicação conseguirá criar o perfil de consumo ideal de cada casa. A ferramenta conta também com um sistema de alertas que, quer na própria aplicação quer no email facultado pelo utilizador, avisará quando se registar um aumento abrupto do consumo, que normalmente está associado a fugas de água nas residências que muitas vezes os proprietários não conseguem detetar em tempo útil.

Segundo disse ao Público Frederico Fernandes, esta aplicação, bem como as iniciativas que se têm promovido, visam aumentar a confiança dos consumidores na água da torneira, que é sujeita, segundo este, a mais de 50.000 análises por ano.