A AgdA – Águas Públicas do Alentejo adjudicou a implementação do sistema de telegestão em 97 instalações localizadas nos concelhos de Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal, com o objetivo de equipar as infraestruturas com sistemas modernos de monitorização e controlo.
Este investimento, no montante de 630 mil euros e com um prazo de execução de 180 dias, enquadra-se na estratégia da entidade em reforçar a eficiência operacional, aumentar a robustez dos sistemas e otimizar a utilização dos recursos disponíveis.
Além disso, a empresa assegurou financiamento europeu, ao ver aprovadas três candidaturas submetidas ao Programa Operacional Regional do Alentejo 2030. As candidaturas incidem sobre a Conceção-Construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Ermidas do Sado, no município de Santiago do Cacém, com um financiamento no valor de 2,858 milhões de euros, cerca de 83% do valor total do investimento; na Conceção-Construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais do Ciborro, no município de Montemor-o-Novo, com um financiamento no valor de 1,758 milhões de euros, cerca de 84% do valor total do investimento e no Reforço da Fiabilidade de Adução a Beja, com um financiamento no valor de 2,717 milhões de euros, cerca de 76% do valor total do investimento.
As Conceções-Construções da ETAR de Ermidas do Sado e da ETAR do Ciborro permitirão otimizar o tratamento das águas residuais, assegurando melhores condições de descarga e maior proteção ambiental. A Fiabilidade de Adução a Beja é muito importante para o sistema de abastecimento de água da cidade de Beja, garantindo a resiliência do mesmo.









































