Albufeira aposta em novo portal de informação online

Albufeira aposta em novo portal de informação online

O município de Albufeira irá ter disponível, a partir deste verão, uma nova plataforma destinada à promoção turística da região e onde se irão agregar dados referentes aos serviços públicos disponibilizados.

Com a nova plataforma, intitulada “Albufeira Online”, a autarquia pretende modernizar e simplificar o acesso gratuito a todo o tipo de informações que sejam úteis, tanto para os visitantes como para os munícipes.

Em declarações à Ambiente Magazine, à margem da Portugal Smart Cities Summit by Green Business Week, Telma Bila, responsável pelos sistemas de informação e comunicação da Câmara Municipal de Albufeira, refere que este projeto irá incluir dados referentes aos serviços camarários, informação turística e de percursos e, ainda, uma rede Wi-Fi gratuita em todo o município.

“Albufeira está a iniciar a sua adaptação ao conceito de smart city, ao oferecer aos visitantes e munícipes algumas plataformas tecnológicas que possam usar na visita da cidade”, sintetiza.

“Neste sentido, vamos ter uma plataforma que disponibiliza informação e dados da Câmara; uma rede Wi-Fi – que nesta fase será implantada em quatros pontos estratégicos da cidade e ainda, na freguesia de Paderne e em Olhos de água – e, ainda uma app dedicada ao turismo e outra exclusiva para percursos”.

De acordo com a responsável, a Câmara Municipal de Albufeira terá investido cerca de 100 mil euros no desenvolvimento da nova plataforma.

Sistema de lixo a peso testado
Ao longo deste ano, a Câmara de Albufeira pretende ainda implementar um projeto-piloto com o objetivo de permitir que os munícipes passem a pagar só a quantidade de lixo que produzem.

Em relação a este projeto, Telma Bila adiantou apenas que este sistema irá “pesar o lixo e haverá um cartão para identificar o respetivo utilizador”. Com o novo sistema passará a ser paga exatamente a quantidade de resíduos produzida pelos munícipes.

Ricardo Ramos Gonçalves