Alimentar Cidades Sustentáveis é a nova plataforma de partilha de conhecimento sobre sistemas alimentares globais

Alimentar Cidades Sustentáveis é a nova plataforma de partilha de conhecimento sobre sistemas alimentares globais

A Rede Nacional Alimentar Cidades Sustentáveis, um coletivo de atores implicados na sustentabilidade dos sistemas alimentares em Portugal, que reúne mais de 400 membros, acaba de lançar o site Alimentar Cidades Sustentáveis. Este lançamento faz parte das comemoração do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de outubro, sábado.

Segundo um comunicado, a plataforma online tem como foco dar visibilidade ao conhecimento fundamentado e plural partilhado ao longo de três anos. A Rede Alimentar Cidades Sustentáveis, fundada no verão de 2018,  tem como objetivo a “partilha de informação sobre as diferentes temáticas dos sistemas alimentares” dando prioridade ao contexto português e aos conteúdos em português. A Rede materializa-se num “google-group”, onde é feita a partilha de informação e eventos, de forma individual e voluntária. Para além desta partilha, são desenvolvidas pontualmente atividades e projetos entre as quais, o ebook – Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável 2020 e debates mensais online, lê-se no mesmo comunicado.

De acordo com Cecília Delgado, cofundadora da rede, “urge levantar o véu sobre os múltiplos pontos de entrada da alimentação que se evidenciam nas consequências sociais, económicas e ambientais de dependência dos sistemas alimentares globais em detrimento do investimento do estado no fortalecimento dos sistemas alimentares locais”. Para o fazer, “é necessário ligar todos os atores e setores do sistema alimentar em Portugal e construir conhecimento coletivo — é esta a missão da rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis”.

Lançamento do site da Rede Nacional Alimentar Cidades Sustentáveis

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, a Rede Alimentar Cidades Sustentáveis dá um passo importante para a visibilidade e partilha de conhecimento fundamentado e plural no âmbito dos Sistemas Alimentares em Portugal através do lançamento do seu site. Trata-se de um site informativo e educativo, que resulta de um trabalho colaborativo da rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis.