Altri compromete-se a contribuir para os ODS definidos na Agenda Mundial 2030

Altri compromete-se a contribuir para os ODS definidos na Agenda Mundial 2030

Categoria Advisor, Empresas

A Altri aderiu ao United Nations Global Compact, sendo uma das maiores empresas nacionais a comprometer-se com os objetivos definidos por esta organização das Nações Unidas, anuncia em comunicado. Ao ser signatária deste compromisso, a empresa compromete-se em alinhar a sua estratégia e refletir na sua cultura e operações diárias com os dez princípios fundamentais que envolvem os Direitos Humanos, Práticas Laborais, Proteção Ambiental e Mecanismos Anticorrupção.

A Altri compromete-se de igual forma a contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda Mundial 2030, identificando aqueles em que tem maior impacto positivo através das suas operações, produtos e soluções e nos que pretende minimizar o impacto negativo.

De acordo com a empresa, os dez princípios baseiam-se em declarações universalmente aceites, nomeadamente a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração da Organização Internacional do Trabalho relativa aos princípios e Direitos Fundamentais e a Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento.

Para José de Pina, CEO da Altri, “é absolutamente fundamental as empresas comprometerem-se com os princípios universais que devem nortear a atuação de todas as organizações. Este compromisso não passa apenas pelo respeito pelos princípios enunciados, mas também pela sua mensuração regular e avaliação do atingimento das metas a que nos propomos. Enquanto empresa de referência internacional no seu setor, a Altri tem a obrigação de se constituir também ela como uma referência na sustentabilidade social, ambiental e económica”.

A Altri foi recentemente distinguida pelo CDP (Disclosure, Insight, Action), com “rating B” no seu programa Alterações Climáticas. Esta avaliação coloca a empresa na liderança do seu setor em matéria de combate às alterações climáticas, a nível internacional. A Altri obteve um score geral de B, superior ao score C que constitui a média do setor de pasta e papel, e também o rating médio na Europa.

A edição de 2020 foi a primeira em que a Altri participou, obtendo uma classificação que a coloca entre as empresas melhor preparadas para responder aos riscos e oportunidades que as alterações climáticas colocam ao negócio.