Ambigroup recebe certificação top standard WEEELABEX

Ambigroup recebe certificação top standard WEEELABEX

Categoria Ambiente, Energia

A Ambigroup, parceira da Rede Electrão, acaba de ser certificada com o top standard WEEELABEX para a reciclagem de aparelhos de refrigeração. Este standard é sinónimo de excelência no tratamento e reciclagem de equipamentos eléctricos usados na Europa e tem sido impulsionado em Portugal pela Amb3E-Associação de Gestão de Resíduos.

A Amb3E iniciou a implementação das suas normas nos parceiros da Rede Electrão, em 2014. Nessa linha, financiou, integralmente a auditoria WEEELABEX, da qual resultou esta certificação atribuída à Ambigroup.

Pedro Nazareth, Director Geral da Amb3E, salientou: ”Os frigoríficos, arcas congeladoras e aparelhos de ar condicionado contêm gases CFCs, que, quando não são corretamente tratados, são libertados para a atmosfera e destroem a camada de ozono. Tendo isso em conta, é importantíssimo que o tratamento tenha o selo de qualidade do WEEELABEX, bem como a consequente harmonização das regras de mercado. Consideramos essencial a inclusão destas normas na legislação nacional, de modo a estabelecer um padrão harmonizado de desempenho ambiental entre operadores, promotor de uma concorrência sem enviesamentos.”

O WEEELABEX é uma organização Europeia, criada em abril de 2013, com “a missão de desenvolver ferramentas de auditoria que promovam a excelência no tratamento de equipamentos elétricos usados”, sublinha o comunicado.

Enquanto membro fundador, a Amb3E participou no desenvolvimento das normas que definem os requisitos de qualidade específicos para o tratamento e reciclagem destes equipamentos. Estas exigem a implementação de regras operacionais e tecnológicas com a realização de testes de tratamento e análises químicas, bem como requisitos administrativos rigorosos.