ANA| VINCI apoia reflorestação na Ilha de Porto Santo

ANA| VINCI apoia reflorestação na Ilha de Porto Santo

Esta sexta-feira, dia 12 de novembro, a ANA- Aeroportos de Portugal |VINCI Airports e o Governo Regional da Madeira formalizaram o protocolo para a plantação de árvores na Ilha do Porto Santo, com a visita aos terrenos concedidos pelo IFCN (Instituto da Floresta e da Conservação da Natureza) para a plantação de quinhentas árvores.

As iniciativas de reflorestação fazem parte das prioridades e compromissos da VINCI Airports para alcançar a neutralidade carbónica da sua rede de aeroportos europeus até 2050. A ANA| VINCI Airports apoia o projeto do Governo Regional da Madeira para a Reflorestação da Ilha do Porto Santo. “Um projeto que promove a biodiversidade e a melhoria da gestão dos recursos hídricos na ilha e irá igualmente potenciar a compensação local das emissões de carbono residuais do aeroporto, num valor de sequestro estimado de 3040 TCO2”, refere a autoridade dos aeroportos de Portugal, estimando que “o valor irá compensar a totalidade das emissões de carbono do aeroporto do Porto Santo, contribuindo ainda para a compensação de mais de metade das emissões associadas ao aeroporto da Madeira”.

Durante os próximos cinco anos, será assegurada a manutenção da área florestada, à qual será acrescentada a plantação anual de mais 100 árvores, num total de mil árvores plantadas até 2026. A ação assentará na plantação de espécies endémicas da Madeira, designadamente a faia das ilhas (Myrica faya) e o barbusano (Apollonias barbujana).

Sob o mote “Juntos, plantamos o futuro”, a ANA| VINCI contribui para os trabalhos de reflorestação iniciados há mais de um século na ilha, em alinhamento com a estratégia para a Neutralidade de Carbono e os objetivos e metas estabelecidos para a proteção da biodiversidade.