Aniversário Ambiente Magazine: “Para quando a sustentabilidade”?

Aniversário Ambiente Magazine: “Para quando a sustentabilidade”?

No 28º aniversário da Ambiente Magazine, assinalado em dezembro de 2021, lançamos um desafio ao setor do ambiente. Designado por “Passa-a-Palavra”, este desafio começou com Lee Hodder (Galp), José Furtado (Águas de Portugal) e Ana Isabel Trigo Morais (Sociedade Ponto Verde), onde cada um teve de responder à pergunta -“Para quando a sustentabilidade?” – e, ao mesmo tempo, lançarem o mesmo desafio a outras personalidades, e assim sucessivamente. Neste trabalho, incluído na edição impressa número 91 da Ambiente Magazine, apenas conseguimos partilhar os testemunhos da área dos resíduos, ficando a promessa de que, nas duas próximas edições, serão disponibilizados os testemunhos das restantes áreas.

Hoje, partilhamos o testemunho de João Correia (Flying Sharks e Professor na ESTM /IPL), desafiado por Helena Abreu (AlgaPlus)

PARA QUANDO A SUSTENTABILIDADE?

“É uma questão fácil de responder: “ontem”. (Bem) Mais difícil é implementar esse sentimento, particularmente num mundo que está à beira dos oito mil milhões de habitantes. A situação actual assemelha-se à tradicional metáfora da “rã na panela”[1], com todas as evidências científicas a revelarem que já foram ultrapassados vários pontos de não retorno. Mas não tenhamos dúvidas: se, aqui no nosso primeiro mundo as coisas vão endurecer bastante, o cenário é bem mais dramático nos outros 2/3 do planeta, que já estão a sentir na pele os disparates que por aqui se fazem desde a segunda metade do século passado. Resta, agora, observar se ainda resta alguma humanidade à Humanidade[2], ou se vamos continuar a assobiar para o lado”.

[1] https://jpcorreia.pt/a-ra-na-panela/

[2] https://jpcorreia.pt/a-humanidade-da-humanidade/

By: João Correia

Cristiana Macedo