O aumento descontrolado da população de javalis que se tem verificado nos últimos anos no nosso país está a causar crescentes prejuízos no setor agrícola nacional, acusa a ANPROMIS, que releva que os prejuízos nas searas de milho dos seus associados, representaram, em 2024, um valor extremamente elevado, a rondar os 8 milhões de euros.
Face à dimensão desta problemática, a associação solicita ao ICNF que o “Plano Estratégico e de Ação do Javali em Portugal” apresentado em 2023 seja implementado o mais rapidamente possível.
“Os produtores nacionais de milho não podem continuar a ser penalizados pela falta de implementação de um Plano que, recordamos, foi apresentado há dois anos e que inexplicavelmente ainda não foi implementado”, refere Jorge Neves, Presidente da ANPROMIS.
E acrescenta “como tem sido referido em diversas ocasiões pelo Senhor Primeiro Ministro é altura de passarmos das palavras aos atos, e neste caso particular não podemos perder mais tempo e continuar a assistir impavidamente ao descontrolo da população de javalis que atualmente se verifica, sem nada fazer”.









































