APDA promove encontro sobre Avaliação e Gestão do Risco em Sistemas de Água de Consumo

APDA promove encontro sobre Avaliação e Gestão do Risco em Sistemas de Água de Consumo

Categoria Advisor, Agenda

Através da Comissão Especializada de Qualidade da Água (CEQA), a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) vai promover um encontro sobre Avaliação e Gestão do Risco em Sistemas de Água de Consumo, no dia 24 de setembro, no Auditório do Convento dos Capuchos, na Caparica.

Em comunicado enviado à imprensa, a APDA refere que o objetivo principal deste encontro é “tentar clarificar com as Entidades Gestoras o que se espera da Legislação, Regulador e Autoridades de Saúde, no tocante ao desenvolvimento das Avaliações do Risco, tendo nomeadamente em conta as diferentes situações em que se encontram os Serviços de Água e Saneamento”.

Depois de passado o prazo de final de abril, a APDA considera que a ERSAR “já poderá fornecer uma panorâmica sobre quantas Entidades Gestoras sujeitaram uma avaliação do risco, se cumpriram o esperado, como está calendarizada a missão do Grupo de Trabalho – Planos de Segurança da Água e como está previsto configurar o Portal”. Adicionalmente, segundo a Associação, “poderemos já ter aprovada a revisão da Diretiva Europeia da Água para Consumo Humano (DWD), ou então saberemos para quando terá sido adiada a decisão”.

Por parte da CEQA, pretende-se apresentar as “dificuldades que sentimos na abordagem deste tema, a oportunidade de convergir e conciliar esforços com a gestão de ativos e outros sistemas críticos de gestão”. Para a organização, “é sabido que as normas certificáveis mais comuns passaram a ter um enfoque no risco e também que muitas Entidades Gestoras terão dificuldade em iniciar o processo de avaliação do risco sem ajuda externa”.

Consulte o programa provisório e ficha de inscrição aqui.