APREN alerta para importância do sol enquanto fonte de energia

APREN alerta para importância do sol enquanto fonte de energia

Categoria Advisor, Agenda

A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) irá assinalar o Dia do Sol nesta quinta-feira, dia 3 de maio, com uma mesa redonda dedicada ao tema “Solar PV Production in Portugal”.

Em análise estarão os desafios que se colocam à energia solar em mercado, as tendências tecnológicas do setor e a evolução dos custos de produção. O evento realiza-se, das 10 às 13 horas, no Instituto Superior Técnico em Lisboa e irá contar com a participação de produtores em mercado, instaladores, investigadores e associações.

Segundo comunicado da APREN, “a produção de eletricidade a partir do sol é cada vez mais responsável pela transição energética a que estamos a assistir”, salientando que “a sua fácil colocação no tecido urbano, em empresas e residências, vem dinamizar o autoconsumo e colocar o consumidor no centro da revolução energética”. Contudo, Portugal está ainda com níveis de penetração muito pequenos, reconhece a APREN, embora acredite que o país deverá duplicar o valor atual de 500 megawatts nos próximos seis ou sete anos, o que “coloca grandes desafios às redes e ao tecido industrial”.

“Para esse programa ter êxito, será necessária uma estabilidade do quadro regulatório e um trabalho coordenado de todos os intervenientes no processo, entidades institucionais, dos operadores das redes e dos agentes”, conclui.

A APREN tem vindo a promover um ciclo de mesas redondas, a realizar em diferentes instituições de ensino superior de Portugal, para celebração dos dias temáticos relacionados com as fontes de energia renovável. O Dia do Sol, criado no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, visa alertar para os benefícios do sol e para a sua importância enquanto fonte de energia. A participação na iniciativa é livre, mas sujeita a inscrição.

*Foto de Reuters