“Apresentação do Pacote “FIT for 55″ em Portugal” em destaque no webinar da RNAE

“Apresentação do Pacote “FIT for 55″ em Portugal” em destaque no webinar da RNAE

Categoria Advisor, Agenda

A RNAE (Associação das Agências de Energia e Ambiente), em parceria com a DG ENER – Direção-Geral de Energia da Comissão Europeia, organizam, no próximo dia 23 de setembro, quinta-feira, pelas 15h00, via plataforma GoToMeeting, o webinar de “Apresentação do Pacote “FIT for 55″ em Portugal”.

O Pacote “FIT for 55” é um conjunto de propostas destinadas a rever e atualizar a legislação da União Europeia e a criar novas iniciativas com o objetivo de assegurar que as políticas da UE estejam em consonância com os objetivos climáticos acordados pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu.

Pretende-se com este Webinar abordar a revisão de duas importantes Diretivas:

  • Diretiva Energias Renováveis, que irá definir objetivos adicionais para se produzir 40% da energia a partir de fontes renováveis até 2030, devendo todos os Estados-Membros contribuir para este objetivo: são propostos objetivos específicos para a utilização de energias renováveis nos transportes, aquecimento e arrefecimento, edifícios e indústria;
  • Diretiva Eficiência Energética, que irá definir uma meta anual vinculativa mais ambiciosa para a redução do consumo da energia a nível da EU, reduzir as emissões e combater a pobreza energética. A proposta visa assegurar uma redução adicional do consumo de energia de 9% até 2030, em comparação com o cenário de 2020. Ao nível nacional, este cenário traduz-se numa dupla obrigação de poupança energética para que os países da UE cumpram o objetivo e alcancem novas poupanças anuais de 1,5% do consumo final de energia de 2024 a 2030, acima do nível atual de 0,8%. O setor público terá de renovar anualmente 3% dos seus edifícios, a fim de impulsionar a vaga de renovação, criar postos de trabalho e reduzir o consumo de energia e os custos para os contribuintes.

O webinar é de acesso livre, contudo de inscrição obrigatória, através do seguinte link.