Aquaservice – uma equipa especializada no tratamento das águas

Aquaservice – uma equipa especializada no tratamento das águas

Categoria Águas, Ambiente

Desde 2010 que a Aquaservice, detida pela Watercare, divide a sua atividade por duas áreas essenciais. Por um lado, os Serviços, onde desenvolve trabalhos de prestação e serviços de tratamento de águas industriais através da aplicação de produtos químicos e se dedica ao controlo da Legionella. E, por outro lado, a área de Soluções, através da qual se dedica aos equipamentos de tratamento de águas. A empresa possui desenho e produção de sistemas de membranas, nomeadamente sistemas de osmose inversa e ultrafiltração. Esta área dedica-se também ao fornecimento e dosagem de sistemas de dosagem, que acabam por ter complementaridade com os serviços. Desenvolve ainda soluções de tratamento de águas à medida das necessidades dos clientes.

Nuno Justino

Nuno Justino, general manager da Aquaservice, explica que a missão da empresa é dar resposta às necessidades dos clientes e da sociedade em geral, em duas vertentes. ” Combatendo a escassez de recursos hídricos, procurando disponibilizar água a partir de fontes alternativas. E, através dos serviços de controlo de Legionella, trabalhar para evitar o desenvolvimento de surtos de Doenças dos Legionários, agindo no campo da Saúde Pública e do bem-estar das populações”.

A Aquaservice disponibiliza equipamentos de produção própria: sistemas de osmose inversa, dessalinização e sistemas de ultrafiltração. Comercializa igualmente sistemas de dosagem e conta com uma vasta gama de todo o tipo de equipamentos e produtos químicos para tratamento de águas.

No que diz respeito aos serviços, a empresa garante que o modelo mais divulgado é o do contrato completo, no qual faz o acompanhamento da operação dos sistemas, incluindo o fornecimento de produtos químicos e a realização de análises. Conta ainda com uma área operacional de limpezas e higienizações em reservatórios de água e sistemas de refrigeração. As equipas também fazem trabalhos de desinfeção de redes.

Mais-valia: a equipa técnica
Nuno Justino não tem dúvidas de que o grande ativo da Aquaservice é a equipa técnica orientada para a satisfação do cliente, em termos de atitude, formação técnica e capacidade de resposta. O responsável esclarece que a equipa especializou-se adquirindo competências avançadas que a tornam “única no setor”.

A unidade de negócios de Soluções desenvolveu conhecimento aprofundado em membranas, garantindo a adequação das soluções em cada projeto, bem como a resolução de questões técnicas em operação dos equipamentos. Já a unidade de Serviços é especializada no combate à Legionella, com conhecimento acumulado de muitos anos e instalações que asseguram a implementação de planos de vigilância e manutenção com sucesso, independentemente da criticidade dos sistemas.

Para dar resposta às necessidades atuais e futuras do mercado quanto à legislação sobre o combate à Doença dos Legionários, o grupo criou uma unidade de negócio autónoma, para a realização de Análise de Risco e Planos de Prevenção de Legionella, denominada Legionella Prevention.

Além disso, para responder ao crescimento do negócio na produção de equipamentos, investiu numa unidade de produção autónoma que produzirá máquinas de osmose inversa, dessalinização e ultrafiltração. “Aqui, aumentaremos a nossa capacidade de produção, capacidade de resposta, desenvolvimento de novos produtos e procuraremos a melhoria contínua da qualidade. Consideramos um investimento estratégico para dar sequência ao crescimento do nosso negócio e o podermos alimentar com novos mercados”, sublinha Nuno Justino.

Artigo publicado na edição 86 da Ambiente Magazine.