AquaVal apresenta soluções para colmatar a escassez de água na aquicultura de água doce

AquaVal apresenta soluções para colmatar a escassez de água na aquicultura de água doce

Categoria Advisor, Investigação

Já são conhecidos os primeiros resultados do AquaVal, projeto europeu que visa, através de soluções tecnológicas baseadas em bactérias, microalgas ou bivalves, colmatar a escassez de água na aquicultura de água doce – que limita as taxas de produção do setor –, reutilizando este recurso. O estudo está a ser desenvolvido pelo CBQF – Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB/UCP) e conta com a parceria do Grupo Três Mares, da Universidade de Santiago de Compostela e da Universidade de Torino.

Em nota de agenda, enviada pela Escola Superior de Biotecnologia, pode ler-se que o processo de investigação e as conclusões do estudo serão apresentados durante um webinar, agendado para 30 de outubro, às 9h15. Além do contributo de diferentes investigadores envolvidos no projeto, nomeadamente Paula Castro e Catarina Amorim (investigadoras da Escola Superior de Biotecnologia), a sessão contará com um momento de conversa com a audiência.

De acordo com a mesma nota, as tecnologias propostas pela equipa de investigação foram “avaliadas em contexto piloto e demonstraram potencial para tratar água em diferentes fases do processo”, já que o “volume e a qualidade físico-química requeridos condicionam a sua aplicabilidade”.

Todas as informações sobre o webinar encontram-se disponíveis aqui.