Arcos de Valdevez consciencializa para uso eficiente da água

Arcos de Valdevez consciencializa para uso eficiente da água

Numa atitude preventiva e de boas práticas, e dada a seca extrema que está a atingir o país, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez decidiu aplicar medidas para o uso eficiente da água, ao nível das regas nos jardins e da água utilizada nos chafarizes sem reciclagem, associando-se assim aos comportamentos preventivos adotados por grande parte dos concelhos.

A pensar no não desperdício da água, que é um bem que é de todos e cabe à população fazer um uso correto dela, a autarquia apela aos habitantes do concelho que unam esforços e façam um uso racional da água, nomeadamente ao nível da rega das hortas e jardins, ao nível do uso diário, fechando a torneira ou limitando a pressão da água sempre que possível, da lavagem dos carros, entre outras medidas que podem fazer a diferença no que toca ao bom uso deste recurso.

De referir que na campanha conjunta recentemente lançada pelo Governo, Águas de Portugal, Agência Portuguesa do Ambiente e Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), recorda-se que “um ser humano precisa de 110 litros de água por dia”. E que “Fechando a torneira 1 minuto poupamos 12 litros de água. Se todos o fizermos, poupamos 120 milhões de litros por minuto”, valor “suficiente para garantir as necessidades básicas de um milhão de portugueses”.