ASPEA expande projeto MAPeAR – Mapeamento Ambiental Colaborativo da Qualidade do Ar e Ruído em 2021

ASPEA expande projeto MAPeAR – Mapeamento Ambiental Colaborativo da Qualidade do Ar e Ruído em 2021

O Projeto MAPEAR foi financiado em 2020 pelo Fundo Ambiental – linha Saúde de qualidade e cidades e comunidades sustentáveis – e tem como objetivo a promoção da literacia socioambiental, na comunidade escolar, sobre os impactos do ruído e da poluição do ar nos metabolismos urbano e humano, cuja mitigação e eliminação estão diretamente associados aos ODS «3. Saúde de qualidade» e «11. Cidades e comunidades sustentáveis».

O projeto será ampliado pela ASPEA em 2021, possibilitando a participação de mais escolas. Através da ação final do projeto MAPEAR em 2020, o concurso de projetos, serão oferecidos kits sensores de partículas às 30 primeiras candidaturas, o que permitirá a expansão da rede do projeto MAPEAR com dezenas de novos parceiros para 2021 e anos seguintes, bem como a continuidade do projeto.

No projeto MAPEAR foram utilizados dois tipos de dispositivos de monitorização: fixos e móveis. Os dispositivos fixos de medição da concentração de partículas no ar foram instalados num local em contacto com o ar exterior, dentro das imediações de uma escola ou num dos núcleos da ASPEA. Já os moveis foram usados para medir as concentrações de partículas e intensidade de ruído em percursos pré definidos.

Durante o ano de 2021 serão realizadas atividades de capacitação e formação, para apoiar e acompanhar os grupos de monitorização que se forem formando um pouco por todo o país.
Espera-se, portanto, ter a adesão de um mínimo de 30 instituições no final do próximo ano, entre escolas de Ensino Básico e Secundário, Universidades, Institutos Politécnicos, Associações e Organismos de poder local.

A projeção e multiplicação do projeto será reforçada com a publicação do ebook MAPEAR de boas práticas ambientais em qualidade do ar e ruído, que estará disponível gratuitamente em janeiro do próximo ano na página da ASPEA para o público em geral.