ASPEA promove boas práticas de gestão ambiental através do projeto Future Planning

ASPEA promove boas práticas de gestão ambiental através do projeto Future Planning

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) está a desenvolver o projeto Future Planning. A iniciativa surge de uma parceria com o município de Lousada e com a Escola Superior para o Desenvolvimento Verde, de Bryne, na Noruega, tendo como objetivo promover a partilha de experiências e práticas de gestão sustentável do território, de forma ambientalmente responsável e socialmente justa.

“Este projeto pretende envolver educadores e decisores políticos locais no debate e partilha sobre esta temática, levando a uma reflexão, conferindo-lhes conhecimentos especializados e práticos, fornecendo-lhes recursos úteis para implementar melhores políticas de gestão do território, privilegiando o ambiente e o ordenamento do território à escala local”, afirma Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA.

Para tal, vão ser solicitados aos jovens repórteres, parceiros da ASPEA, vídeos curtos, com mensagens, sobre “o que é ser ambientalmente responsável”; “o que é ter um compromisso social”; e “quais as boas práticas que conhecem na gestão do território”, assim como realizadas reuniões e ações de formação em Lousada e em Bryne, lê-se num comunicado partilhada pela Associação.

“O envio destas mensagens é muito importante para o projeto, uma vez que nos vai permitir ter a perceção do que as pessoas pensam sobre esta matéria e vai facilitar a reflexão durante as formações”, refere Joaquim Pinto.

O projeto Future Planning vai culminar na realização de um e-book que vai ser desen- volvido a partir das formações, cujo objetivo é enumerar todo um conjunto de iniciativas de boas práticas em políticas locais de planeamento e gestão do território, sendo estas referenciadas pelas entidades envolvidas no projeto.