ASPEA promove voluntariado ambiental na praia do Samouco

ASPEA promove voluntariado ambiental na praia do Samouco

Categoria Advisor, Agenda

A praia do Samouco vai receber mais uma ação de voluntariado ambiental promovido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA). Esta iniciativa acontece já no próximo dia 30 de setembro, das 15h30 às 17h30, e enquadra-se no leque de iniciativas de voluntariado que a Associação organiza mensalmente.

Esta ação conta com o apoio do Fundo Ambiental, enquadrado no aviso “Educação Ambiental + Sustentável: Repensar Rios e Ribeiras”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA2020.

Estas ações de voluntariado são, normalmente, organizadas em parceria com associações e autarquias locais que, dada a sua proximidade e familiarização com os locais, facilmente conseguem identificar os problemas ambientais existentes e apresentar propostas de atividades que ajudem a procurar soluções para os mesmos. Neste caso contamos com a parceria da Fundação Salinas do Samouco.

Este tipo de iniciativas, para além de serem uma ótima “oportunidade para conhecer diferentes locais de Portugal”, como refere Laura González, coordenadora deste programa de voluntariado, ajudam, também, a “reconhecer a importância da valorização e preservação da nossa biodiversidade, identificar e ajudar na solução de problemas ambientais como controlo de infestantes, limpezas de despejos ilegais de resíduos, plantações, entre outras”. Com este tipo de ações os participantes conhecerem, em contexto, as razões e necessidades do voluntariado ambiental e, ficam mais sensibilizados para as questões ambientais.

Nesta atividade os participantes irão realizar um percurso de interpretação ambiental, proporcionando identificação de diferentes espécies da flora e fauna autóctone, mas também exótica, complementando-se com a atividade de limpeza ambiental.

O encontro dos participantes está marcado para as 15h00 na Fundação Salinas do Samouco e dali iniciarão a caminhada interpretativa até ao local onde será realizada a actividade. No final do dia a ASPEA terá para oferecer chá e bolachas a todos aqueles que abracem esta iniciativa.

Para inscrições e mais informações os interessados poderão enviar um e-mail, até ao dia 28 de Setembro, com o nome completo, data de nascimento, para efeito de seguro, e contacto telefónico para laura.gonzalez@aspea.com.