Auchan junta-se à Valormed na recolha de medicamentos fora da validade

Auchan junta-se à Valormed na recolha de medicamentos fora da validade

Categoria Ambiente, Resíduos

A Auchan Retail Portugal, em parceria com a Valormed, vai implementar nos “Espaços de Saúde” a recolha de medicamentos fora da validade, não utilizados e embalagens vazias de medicamentos. Em comunicado, o grupo indica que os “Espaços A Minha Saúde e Bem-Estar” de 30 lojas Auchan vão, a partir de agora, “encaminhar este tipo de resíduos de forma própria e segura”.

A parceria com a Valormed vai evitar a “deposição destes resíduos no lixo doméstico ou despejo através dos esgotos e, consequentemente, a contaminação dos solos e águas, decorrente das substâncias ativas e excipientes utilizados na sua produção”. Além disso, a iniciativa vai possibilitar ainda a reciclagem dos materiais de embalagem e de acondicionamento (papel, cartão, plástico, vidro), após separação e classificação dos resíduos recolhidos; e o encaminhamento para eliminação, através de incineração com valorização energética, dos restos de medicamentos recolhidos. Além das caixas de medicamentos, a recolha abrange também cartonagens vazias, folhetos informativos, frascos, blisters, ampolas, bisnagas e acessórios utilizados para facilitar a sua administração, como colheres, copos ou seringas doseadoras.

Inês Matos, diretora do departamento Nutrição Saúde e Bem Estar da Auchan, refere que “esta ação vem reforçar a política ambiental da Auchan, nomeadamente nos compromissos da prevenção da poluição e da sensibilização de clientes e comunidade envolvente para a adoção de comportamentos mais responsáveis. Desta forma promove-se a separação seletiva deste tipo de resíduos, garantindo o seu correto encaminhamento e evitando que seja descartado nos resíduos comuns ou nos esgotos, que podem ser causadores de grandes impactos ambientais e de saúde pública”.

Mas esta não é a única novidade na área da Saúde e Bem Estar da Auchan. A partir de agora já é possível comprar online Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica. Na loja online o cliente encontra neste momento uma seleção dos artigos mais importantes dentro de cada necessidade.