Avião com novo motor elétrico da Siemens completa primeiro voo

Avião com novo motor elétrico da Siemens completa primeiro voo

Categoria Ambiente, Energia

No início de julho, o avião recordista com um novo sistema de propulsão completou com sucesso o seu primeiro voo público, no aeroporto de Schwarze Heide, perto de Dislaken, na Alemanha. O avião contém um novo tipo de motor elétrico, desenvolvido pela Siemens, que fornece um ‘output’ contínuo de cerca 260 quilowatts – cinco vezes mais que sistemas de acionamentos comparáveis.

Este novo desenvolvimento “significa que aeronaves híbrido-elétricas de quatro ou mais lugares vão ser agora possíveis”, anunciou a Siemens em comunicado.

Acrescentou ainda que, a empresa vai contribuir com esta tecnologia para o projeto de cooperação que acordou com a Airbus, em abril de 2016, que, “visa impulsionar o desenvolvimento da aviação elétrica”. Explica também que os acionamentos elétricos são escaláveis, e que as duas empresas vão usar o motor como base para desenvolverem aviões regionais abastecidos por sistemas de propulsão hibrido-elétricos.

“Até 2030, esperamos ver voos iniciais com até 100 passageiros e distâncias de cerca de 1,000 quilómetros,” referiu Frank Anton, responsável pela área Aircraft do Corporate Technology, uma unidade central de investigação da Siemens.