Barreiro adquire novo veículo combinado para Limpeza e Desobstrução de Coletores

Barreiro adquire novo veículo combinado para Limpeza e Desobstrução de Coletores

Categoria Águas, Ambiente

Para melhorar a qualidade do serviço prestado à sua população, o município do Barreiro fez um forte investimento na capacitação dos serviços de saneamento, através da aquisição de um novo veículo combinado para limpeza e desobstrução de coletores de 26 toneladas e com recirculação de água, num montante de cerca de 400.000,00 euros, refere a autarquia, em comunicado.

Com este investimento, o município dá mais um passo em frente na busca contínua de um serviço mais eficiente, ao diminuir os tempos e a qualidade da resposta a todas as solicitações, explica a mesma nota.

Apesar de nos serviços de saneamento já existir um veículo combinado para limpeza e desobstrução de coletores, esta nova viatura atinge um novo patamar de tecnologia. Para além de toda a tecnologia acrescida, quase que duplica a capacidade de sução e apesar de ser um veículo de três eixos, mais longo portanto, uma vez que o eixo traseiro é direcional, consegue entrar e manobrar em ruas que o veículo existente de dois eixos não consegue.

De referir que este investimento irá traduzir-se em poupanças anuais muito significativas em aquisição de prestação de serviços para limpeza e desobstrução de coletores, pois o município passará a ter ao dispor um veículo com capacidade e condições para poder executar essas intervenções, fundamentais para o bom funcionamento da rede, internamente.

A recirculação da água, através da reciclagem e sua reutilização, permite rentabilizar os custos e aumentar a eficiência, aumentando o rendimento hora e reduzindo o número de abastecimentos e descargas, o que constitui uma enorme economia de água, combustível e tempo, extremamente importante num período de seca que o país atravessa. Como não existem “tempos mortos”, garante-se um maior número de intervenções num menor período de tempo.

As inúmeras possibilidades de operação, a fácil utilização e o alto desempenho garantem máxima eficiência e retorno rápido do investimento.

Uma situação recorrente no dia-a-dia das operações é a existência de obstáculos na via pública que dificultam as intervenções. Este novo veículo possui braço telescópico extensível e rotativo de acionamento hidráulico que permite a aspiração, mesmo quando existem obstáculos entre o local a intervencionar e o veículo.

Possui uma bomba de vácuo de anel líquido com caudal de 2500 m3/hora que exige menor manutenção e regista muito menor ruído no funcionamento, uma mais-valia para o serviço e para a população pois permite que se opere junto a habitações sem criar qualquer incómodo. Tanto esta bomba como a de alta pressão de 345 litros e 205 Bar estão cobertas por painéis insonorizantes, reforçando ainda mais esta mais-valia.

A versatilidade das operações, a fácil utilização e os recursos de alto desempenho juntamente com a redução simultânea da carga de trabalho para os operadores, derivado de toda a tecnologia patente, tornam este veículo num parceiro único na limpeza e desobstrução.