Barreiro avança com projeto-piloto para melhorar recolha de resíduos

Barreiro avança com projeto-piloto para melhorar recolha de resíduos

Categoria Ambiente, Resíduos

Com o objetivo de melhorar a recolha de lixo e a sua frequência, a Câmara Municipal do Barreiro reforçou, esta segunda-feira, o serviço na freguesia do Alto do Seixalinho, que passa a ser diário. Este é o primeiro passo de um projeto-piloto na freguesia, que irá receber a implementação de um sistema de recolha bilateral, refere o município.

De acordo com a Câmara Municipal do Barreiro, este método inteligente garante um serviço mais eficiente, funcional e sustentável. Ao longo dos próximos dois meses, vão ser introduzidas “novas viaturas” e também serão “substituídos 380 contentores”, lê-se numa nota do município.

O objetivo é alargar o projeto no concelho, mas desde já vai ser possível “aumentar a capacidade de recolha de resíduos em todo o município”, já que serão “libertados equipamentos e recursos humanos para outras áreas da cidade”, precisa o comunicado. A recolha bilateral é efetuada por “viaturas amigas do ambiente, movidas a gás natural, com recurso a apenas um condutor”. E o método permite “reduzir as falhas no processo e os acidentes laborais”, destaca o município.

Para o vereador Rui Braga, este é mais “um passo que damos no caminho de um Barreiro mais verde e mais sustentável. Temos trabalhado para tornar o nosso concelho atrativo para viver e trabalhar, sempre atentos às questões ambientais e à qualidade de vida dos barreirenses. O Alto do Seixalinho é a freguesia-piloto deste projeto, durante os próximos dez meses, e as diferenças irão ser notórias muito em breve, mas esperamos chegar em breve a outras áreas do município”.