Barreiro implementa novo sistema informático para gestão de águas

Barreiro implementa novo sistema informático para gestão de águas

Categoria Águas, Ambiente

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) está a criar um novo sistema informático de gestão das infraestruturas de águas e saneamento. O objetivo é tornar este serviço “mais eficiente” e capaz de prestar “mais e melhor informação” aos munícipes e utilizadores do sistema de abastecimento de água e saneamento, através da implementação de um novo sistema informático de ordens de trabalho, que regista e localiza num mapa digital as intervenções, falhas e avarias.

De acordo com a vereadora Sofia Martins, a participação da autarquia do Barreiro permite que, com outras entidades, municípios e o próprio Laboratório Nacional de Engenharia Civil, se analise “num ponto de vista mais amplo” estas matérias que, acredita, a “ajudam a crescer, enquanto entidade gestora, no seguimento daquele que tem sido o investimento efetuado na área de águas e saneamento ao longo dos últimos anos”. Desta forma, refere a responsável “queremos continuar a garantir os melhores padrões de qualidade nos serviços que disponibilizamos à população e a reforçar a nossa relação com a comunidade e o ambiente, tornando o nosso município numa referência no contexto da prestação pública dos serviços de água e saneamento básico”.

Este trabalho está a ser desenvolvido no âmbito da participação na “Iniciativa Nacional para a Gestão Patrimonial de Infraestruturas (GPI)”, promovida pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e que pode ser consultada no sítio da internet:  http://igpi.aware-p.org/.