BAU Special Solutions destaca-se pela “qualidade” e “diferenciação” em cada projeto

BAU Special Solutions destaca-se pela “qualidade” e “diferenciação” em cada projeto

Categoria Advisor, Empresas

Fundada em Barcelona (Espanha) em 2009, a BAU Special Solutions deu o salto definitivo para Portugal em 2010. No mercado, assume-se como uma empresa de serviços de engenharia que atua, essencialmente, na área da reabilitação de betão e impermeabilizações através de injeções químicas. A “satisfação” e a “confiança” do cliente são o seu grande foco: “Assumimos uma postura séria e de profissionalismo para com os nossos clientes e parceiros de negócio”, sublinha Tânia Lourenço, sales manager da empresa.

Com duas áreas de negócio distintas, mas que se complementam, a BAU Special Solutions é uma empresa especializada na aplicação de materiais e sistemas de impermeabilização especiais, injeções químicas, reabilitação, reforço, manutenção de estruturas e pavimentos técnicos industriais. Além disso, acrescenta a responsável, apresenta uma divisão da área ambiental, a BAU Environmental Solutions, com a qual apresenta soluções para as águas de consumo humano, industriais e residuais, atuando também na conceção e manutenção de sistemas de tratamento de águas, planos de controlo e prevenção de Legionella e apoio total à indústria.

De acordo com Tânia Lourenço, o mercado da BAU Special Solutions é constituído com clientes dos mais variados setores e fileiras, nomeadamente o da construção, da indústria, do oil & gas e do setor hídrico, seja captação, exploração, distribuição ou armazenamento.

É certo que nenhum setor de atividade tem passado “incólume” pela pandemia, mas Tânia Lourenço destaca que a construção e a indústria, setores onde atua a BAU Special Solutions e quase numa espécie de “contraciclo”, têm-se destacado ao longo de todo este período pelo seu “desempenho positivo” e pela forma como tem conseguido “escapar” à crise, esperando-se que atinja, num curto espaço de tempo, um “ritmo de crescimento muito próximo do verificado antes da crise sanitária”.

O caminho que temos vindo a percorrer tem sido sólido, com fundamentos bem organizados e firmes

Embora, nos últimos anos, o mercado tenha respondido de forma muito positiva, a responsável destaca que, para os próximos cinco anos, a empresa já tem guidelines em marcha: “Iremos criar, já este ano, a BAU Academia que permitirá formar e capacitar internamente e para o exterior quadros especializados e recursos humanos nas diferentes áreas de negócio que apresentamos”. Também este ano, a BAU Special Solutions será certificada pela ISO 9001:2015, correspondendo, segundo a responsável, a um “desejo já com alguns anos” e que está relacionado com a aposta da empresa nos “processos e na sistematização do acompanhamento do cliente e dos sistemas que aplica no dia-a-dia”.

Sobre os últimos 10 anos em Portugal, o balanço não podia ser mais positivo: “O caminho que temos vindo a percorrer tem sido sólido, com fundamentos bem organizados e firmes, e a nossa estratégia tem sido estável e naturalmente bem-sucedida”. Atualmente, assume-se como uma empresa de reabilitação de obras públicas e industriais reconhecida pela forma como realiza cada projeto: “A diferença está no resolver problemas e não criá-los. Aliás, não é por acaso que “WE BUILD TRUST” é o lema que queremos materializar diariamente junto dos nossos parceiros”, destaca. Com esta “unidade de negócio”, Tânia Lourenço diz que o objetivo passa por “reforçar e consolidar” a empresa, destacando as capacidades de toda a equipa capaz de “abordar cada projeto de forma diferenciada”, onde a “qualidade do produto final é reconhecida por todos os intervenientes” no projeto, sejam projetistas, donos de obra ou construtores, como “uma superação das suas próprias expectativas”.

Atualmente, a BAU Special Solutions tem sede em Torres Novas, uma delegação no PARKURBIS – Parque de Ciência e tecnologia na Covilhã e, desde 2017, com uma filial na Colômbia. Segundo a responsável, o investimento na Colômbia vai permitir à empresa crescer no “tão desejado” mercado da América Latina. Tânia Lourenço refere que a aposta internacional da empresa foi um dos motivos que permitiram à empresa continuar a crescer: “A presença internacional melhorou o posicionamento no mercado e tem sido determinante”. A exportação revelou-se assim determinante para a “saúde económica” da BAU Special Solutions, tendo já realizado trabalhos em Angola, Guiné Equatorial e Argélia, mas também, em Barcelona, e no Metro de Tbilisi na Geórgia.

Este artigo foi publicado na edição 87 da Ambiente Magazine.