Blue Games ganha expansão ao nível nacional

Blue Games ganha expansão ao nível nacional

Os Blue Games que tiveram a sua edição zero este ano, em Oeiras, acabam de ter “luz verde” para se expandirem a nível nacional. Neste Dia Mundial dos Oceanos, que se assinala esta terça-feira, 8 de junho, a organização, liderada por Francisco Lufinha, anunciou que em 2023 vão acontecer três eventos, no norte, centro e sul de Portugal, sempre com o objetivo de aumentar a literacia sobre o oceano e compreender a influência que este tem nas comunidades.

Os Blue têm como principal objetivo promover um contacto mais próximo com o mar ao mesmo tempo que testa as capacidades físicas e o conhecimento de jovens alunos em várias áreas ligadas ao oceano (clima, poluição, desporto, vida marinha, ciência, navegação, entre outras).

A iniciativa piloto aconteceu na Praia Velha de Paço de Arcos e juntou cerca de 50 alunos de escolas de Oeiras. O objetivo é alargar o alcance dos Blue Games a todo o território nacional e levar os mais jovens (e as suas escolas) a competirem entre si.

“A mudança para comportamentos sustentáveis surge naturalmente se as pessoas tiverem ligações fortes com o Oceano e é aí que entram os Blue Games, para aproximar os jovens do mar, enquanto se divertem e aprendem. Neste Dia Mundial dos Oceanos é importante que se perceba que existe um Oceano global, com várias bacias. Tudo o que se faz num canto do mundo, terá inevitavelmente impacto no outro”, declara o promotor dos Blue Games, Francisco Lufinha,

Esta iniciativa está enquadrada na década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável que a ONU definiu para 2021-2030 e é financiada pelo programa Crescimento Azul dos EEA Grants.