Bosch VisionX revela como serão os camiões em 2026

Bosch VisionX revela como serão os camiões em 2026

A Bosch apresentou pela primeira vez, na 66ª edição dos IAA (International Motor Show Comercial Vehicle) o seu estatuto “VisionX”, noticiou hoje o Jornal Económico.

A empresa divulgou o estudo para demonstrar o que os veículos comerciais serão capazes de fazer em apenas alguns anos. Totalmente conectado e, em alguns casos, oferecendo condução autónoma, serão movidos a diesel altamente eficiente ou mesmo a eletrecidade.

“O camião do futuro será um dispositivo inteligente de 40 toneladas sobre rodas”, frisou Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.

Conetividade inteligente e automação permitirão andar nas autoestradas sem a intervenção do condutor. Isto vai dar aos condutores tempo para executarem outras tarefas, como o planeamento de rotas, processamento de documentos de envio, ou, simplesmente, fazer uma pausa.

Aumentar a eficiência ainda mais continuará a ser o foco. É por isso que a VisionX leva o motor a diesel e o combina com motores elétricos para sistemas auxiliares. Os camiões do futuro irão beneficiar não só desta tecnologia híbrida, mas também das vantagens de “convoying”, que combina ganhos de segurança de condução automatizada com o aumento da eficiência crucial para o setor.