BPI e BEI criam simulador online para simplificar financiamento de projetos de eficiência energética

BPI e BEI criam simulador online para simplificar financiamento de projetos de eficiência energética

O BPI é pioneiro, em Portugal, no lançamento de um instrumento financeiro de apoio à eficiência energética através da assinatura, com o Banco Europeu de Investimento (BEI), de um acordo de financiamento e garantia de 50 milhões de euros.

A Linha BPI/BEI Eficiência Energética destina-se a apoiar projetos de investimento em eficiência energética realizados pelo sector empresarial. Trata-se do único acordo celebrado em Portugal no âmbito do Instrumento de Financiamento Privado para a Eficiência Energética (PF4EE) gerido pelo BEI e financiado pela Comissão Europeia através do Programa LIFE (Programa para o Ambiente e a Ação Climática 2014-2020).

Para facilitar o processo de candidatura ao financiamento, o BPI e o BEI desenvolveram uma ferramenta online que permite verificar a elegibilidade dos projetos de eficiência energética e estimar o potencial de poupança de energia, custo e CO2 de cada projeto, disponível em https://www.pf4ee.com/pt-pt/bpi.

Com um design apelativo e bastante intuitivo, a aplicação destina-se a Clientes e Fornecedores de soluções de eficiência energética, permitindo realizar um enquadramento prévio à elegibilidade dos   projetos para financiamento através da Linha BPI/BEI Eficiência Energética. A ferramenta permite, ainda, identificar os potenciais de poupança, ajudando à decisão do investimento.

A linha BPI/BEI Eficiência Energética beneficia de uma garantia de 80% do BEI, operação a operação, que permite ao banco, entre outros benefícios, disponibilizar condições especiais de spread e  financiamentos a prazos mais longos (até 20 anos). Estes prazos permitem às empresas adequar a maturidade do financiamento ao payback dos respetivos investimentos.

Nesta linha de crédito, o BPI beneficia do apoio técnico especializado de um consultor do BEI para esclarecimento de dúvidas específicas relativas aos projetos ou em caso de operações mais complexas que impliquem a conjugação de várias medidas.