Brambles é a empresa mais sustentável do mundo

Brambles é a empresa mais sustentável do mundo

Categoria Advisor, Empresas

A Brambles, empresa líder em logística da cadeia de abastecimento que opera em mais de 60 países, principalmente através da marca CHEP, obteve o melhor resultado no índice de sustentabilidade Dow Jones da Barron’s, sendo assim considerada a empresa mais sustentável do mundo.

O modelo de negócio circular da Brambles facilita a partilha e reutilização do maior conjunto de paletes e contentores a nível global. Este conceito permite que a Brambles corresponda às necessidades dos clientes, minimizando, simultaneamente, o impacto ambiental, melhorando a eficiência e segurança de cadeias de abastecimento em todo o mundo. Em 2019, os benefícios ambientais da atividade da Brambles corresponderam a uma poupança de 2 milhões de toneladas de CO2, 1,3 milhões de toneladas de resíduos e 2,6 milhões de litros de água.

A Barron’s — revista norte-americana publicada pela Dow Jones & Company, uma divisão da News Corp, onde também se inclui o The Wall Street Journal — realçou assim a mais valia das plataformas da Brambles, as quais constituem a espinha dorsal invisível da cadeia de abastecimento global, servindo principalmente os bens de consumo rápido, produtos frescos, bebidas, retalho e sectores de fabrico em geral, ajudando os clientes a reduzir os resíduos e as emissões dos seus próprios processos.

Para Graham Chipchase, CEO da Brambles, a satisfação pela distinção recebida é geral, afirmando que “a sustentabilidade está no centro da nossa empresa, visto que o nosso modelo circular poupa recursos naturais e ajuda a eliminar resíduos e emissões de carbono”. Dadas as preocupações climatéricas atuais, o CEO da Brambles reconhece que “nunca estes problemas foram tão importantes para os nossos clientes como agora. O nosso modelo de partilha e reutilização utiliza o poder de redes cooperativas para desbloquear oportunidades de colaboração que eliminam quilómetros em vazio, poupam custos e que simplesmente não estão disponíveis através de outras soluções. Acreditamos que as empresas têm um papel fundamental na formação de um futuro sustentável e esperamos partilhar a nossa visão de sustentabilidade para 2025 no final deste ano”.

Classificação anual das 100 carteiras de ações mais sustentáveis nos EUA e no contexto internacional

Num mundo onde os investidores querem cada vez mais investir em oportunidades de carbono zero, as credenciais de sustentabilidade de uma empresa podem afetar a sua competitividade. A Barron’s colabora com a Calvert Research and Management para criar a classificação anual de 20 carteiras de ações “internacionais”. Em média, em 2019, as ações destas 20 principais empresas tiveram um retorno de 23,6%. Em paralelo, a Barron’s gere uma classificação anual das “100 empresas mais sustentáveis dos EUA“, utilizando a mesma metodologia. A classificação da Brambles na categoria de empresas internacionais (não norte-americanas) foi superior a todos os 100 resultados da lista norte-americana, o que coloca a Brambles na posição de empresa mais sustentável do mundo.

Como a Brambles cria cadeias de abastecimento sustentáveis

Baseando-se em estudos de avaliação do ciclo de vida que comparam soluções de plataforma reutilizáveis com alternativas de utilização única, a Brambles pode determinar os benefícios ambientais que proporcionam por toda a cadeia de abastecimento dos clientes. Estes são alguns dos esforços realizados pela empresa:

99,7% da madeira utilizada pela Brambles é proveniente de fontes certificadas; 60% de toda a eletricidade utilizada tem origem em fontes renováveis. A empresa procura também contribuir ativamente para um melhor local de trabalho para os seus colaboradores e para a criação de melhores comunidades em todo o mundo. A empresa tem vindo a colaborar com a Fundação Ellen MacArthur e outras marcas reconhecidas no projeto Circulytics, uma nova ferramenta digital que mede com precisão a circularidade e apoia a transição das empresas para a economia circular, independentemente do sector, complexidade e tamanho.

A atividade da Brambles baseia-se em princípios que são inerentemente sustentáveis. Com a classificação da Barron’s, a Brambles é reconhecida como a empresa mais sustentável do mundo em 2020 e continuará a ter um papel fundamental na formação de um futuro sustentável. Pode obter mais informações acerca da visão sustentável da Brambles, bem como dos seus objetivos para 2020 e do Relatório de Sustentabilidade de 2019 aqui.