Câmara do Barreiro reduz fatura da água

Câmara do Barreiro reduz fatura da água

Categoria Águas, Ambiente

O Município do Barreiro, tal como anunciou em 2019, vai reduzir este ano a fatura da água. A autarquia que mais uma vez viu confirmada a qualidade da água captada e fornecida para consumo humano, e que foi recentemente distinguida com o prémio/selo da qualidade da água, pela entidade reguladora (Ersar), anunciou a redução em última reunião pública de Câmara de 2019, enaltecendo o esforço desenvolvido para a garantia da qualidade do serviço.

João Pintassilgo, vereador responsável pelo Departamento de Águas e Higiene Urbana enumerou fatores como “o superavit das receitas, graças a um ligeiro aumento de consumo, e o esforço investido na  eficiência dos serviços (controlo das perdas de água e energia; afluências indevidas ao sistema de saneamento e a produção de resíduos)”, como medidas responsáveis para a redução das tarifas de água e saneamento em 2020.

Segundo explicou, “esta situação terá um efeito de redução na fatura, considerando os três serviços – águas, saneamento e resíduos, na ordem de 1% a 1,45% na tarifa doméstica e de 0,8% a 1,4% na tarifa não doméstica”. No que diz respeito às tarifas especiais, destaque para a tarifa social doméstica, com uma redução entre 1,46% e 1,56%. Na tarifa não doméstica para Pequenas Empresas os valores situam-se entre os 0,8% e os 1,4%, e na tarifa para Instituições e Associações, a redução na fatura varia entre 1,75% a 1,80%.

Considerando que o Município do Barreiro tem um tarifário equilibrado que garante a cobertura de custos, interessa também salientar que a partir de 2020 os tarifários especiais são suportados pela CMB, deixando de pesar como deficit no cálculo do tarifário (promovendo  assim a redução da tarifa).

Desta forma, com a redução da fatura do serviço de água, saneamento e resíduos, a Autarquia pretende partilhar com os barreirenses os resultados do esforço em tornar os serviços mais eficientes, não esquecendo e incentivando a diminuição do desperdício e da produção de resíduos, por questões de sustentabilidade ambiental e contra as alterações climáticas.