Câmara Municipal de Mértola lança o desafio “Dar o litro por Mértola!”

Câmara Municipal de Mértola lança o desafio “Dar o litro por Mértola!”

No âmbito da promoção do uso sustentável, eficiente, equilibrado e equitativo de água, a par da proteção a longo prazo dos recursos hídricos disponíveis no território, a Câmara Municipal de Mértola lança o desafio “Dar o litro por Mértola!” a todas as Juntas de Freguesia do concelho.

Esta iniciativa, segundo a Câmara Municipal de Mértola, é “um concurso de ideias para a realização de campanhas de sensibilização/educação da comunidade local para o uso eficiente da água. Junta a criatividade e a promoção da participação cívica ao serviço da eficiência hídrica”.

O concurso é dirigido às Juntas de Freguesia e propõe a apresentação de iniciativas inovadoras de sensibilização da comunidade para o uso racional do recurso água e para a introdução dos princípios da Economia Circular na gestão da água. “É solicitado que Juntas de Freguesia mobilizem e envolvam a sua comunidade de proximidade (associações, coletividades, pessoas) para a este desafio, fazendo valer a premissa que a salvaguarda deste recurso natural é uma tarefa de todos!”, lê-se na nota enviada.

O concelho de Mértola apresenta uma variabilidade climática que gera frequentes situações de stress hídrico, como o recente período de seca extrema que se vivenciou em 2017 e, ainda, inícios de 2018. As projeções climáticas para o território apontam para uma diminuição da precipitação média anual para valores situados na ordem dos 404 mm em 2040, prevendo-se dificuldades acrescidas na gestão deste recurso. A acentuada sazonalidade das chuvas e irregularidade interanual, as mudanças associadas às alterações climáticas e o aumento gradual das temperaturas médias agravam, assim, o risco de stress hídrico do concelho. Neste cenário de real vulnerabilidade territorial face ao problema da escassez de água, torna-se uma prioridade para o Município de Mértola a promoção do uso sustentável, eficiente, equilibrado e equitativo de água, a par da proteção a longo prazo dos recursos hídricos disponíveis no território.

Para as Juntas de Freguesia que tenham interesse em participar, as inscrições decorrem até ao dia 30 de novembro.

Esta iniciativa integra o projeto MÉRTOLA +H2O que a Câmara Municipal co-financiado pelo Fundo Ambiental integrado na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020). As inscrições são até 30 de novembro.