Candidatura “Cada Gota Conta” possibilitará reabilitação da Rede de Abastecimento de Água do Barreiro

Candidatura “Cada Gota Conta” possibilitará reabilitação da Rede de Abastecimento de Água do Barreiro

Categoria Águas, Ambiente

O Município do Barreiro tem vindo a implementar o Plano de Gestão de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água, exclusivamente com financiamento próprio. Contudo, brevemente, a autarquia contará com financiamento comunitário, uma vez que em agosto foi aprovada a candidatura ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), designada “Cada Gota Conta – Gestão de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água do Município do Barreiro”. Assim, o lançamento das empreitadas será feito de imediato. O início da obra está previsto para final de 2019.

O Programa de combate às perdas de água vai já na segunda fase. As redes de água estavam muito envelhecidas e houve uma substituição de quase 2.000 metros de condutas.

De acordo com o vereador João Pintassilgo, responsável pela área das águas e saneamento, “estamos com um conjunto de perdas de águas reais de cerca de 14% e temos o objetivo de diminuir para 10%, o valor ideal. Combater o envelhecimento da rede é um dos principais objetivos. Na opinião do Vereador esta é uma candidatura “relevante por ser a primeira com financiamento comunitário para apoio à  reabilitação da rede de abastecimento de água”.

De referir que o investimento total é de 503 265,86€, financiado em 40% pela União Europeia e 60% suportado pelo Município. Tem como objetivo reduzir em 28% as perdas de água, por ramal. Neste momento decorre a substituição de uma conduta, com 2.000 metros, no Lavradio e a aquisição de equipamentos para monitorizar as perdas de água.