Capgemini anuncia compromisso de plantar 20 milhões de árvores até 2030

Capgemini anuncia compromisso de plantar 20 milhões de árvores até 2030

A Capgemini acaba de anunciar, em comunicado, que vai plantar 20 milhões de árvores até 2030 seguindo as metas traçadas pelo Trillion Trees Movement do World Economic Forum (WEF), grupo que aderiu em fevereiro passado.

Embora a principal prioridade da Capgemini seja a redução das suas emissões de carbono, a fim de atingir a neutralidade carbónica dentro dos prazos fixados, o Grupo está também empenhado em agir na área da compensação ambiental para atenuar as emissões residuais, aderindo a iniciativas e desenvolvendo ações que contribuam para tal. Uma destas áreas de intervenção é a reflorestação, que é considerada como podendo ter um grande impacto no combate às emissões de CO2. Assim, a Capgemini passou a integrar o Trillion Trees Movement do WEF que tem como missão conservar, restaurar e cultivar um trilião de árvores em todo o mundo, e compromete-se agora a plantar 20 milhões de árvores até 2030. “Este compromisso está em linha com as metas estabelecidas pelo Grupo para a descarbonização, validadas pela iniciativa Science Based Target (SBTi), e em consonância com o objetivo estabelecido pela ciência do clima de limitar o aquecimento global a 1,5ºC”, lê-se no mesmo comunicado.

O compromisso com a florestação baseia-se nas iniciativas de plantação de árvores anteriormente iniciadas pela Capgemini, e entre as quais se destaca a “Mission Million Trees” no âmbito da qual, o Grupo celebrou no passado dia 31 de agosto a plantação da sua milionésima árvore, na Índia, no espaço de pouco mais de um ano. Além disso, lançou também a “Capgemini Forest” em 2019, uma iniciativa que convida as pessoas e as empresas a plantarem árvores com o seu parceiro Ecologi. Já foram plantadas mais de 310 mil árvores na “Capgemini Forest” através deste programa.

“Estamos mais focados do que nunca em cumprir o nosso objetivo das zero emissões líquidas, e estamos agora a assumir um novo compromisso ambicioso em termos de compensação das emissões de carbono através da reflorestação”, revela Shobha Meera, Chief CSR Officer da Capgemini e membro do Group Executive Committee.

O novo compromisso assumido pela Capgemini foi anunciado durante o Global Citizen Live, um evento à escala global, transmitido ao vivo durante 24 horas, com espetáculos e performances organizados para combater a pobreza e as alterações climáticas.

A Capgemini está neste momento a acelerar o programa de sustentabilidade de forma transversal, de modo a cumprir a sua meta das zero emissões líquidas. As áreas de intervenção incluem: o consumo de energia, as viagens, as deslocações, a cadeia de abastecimento, a gestão e redução dos resíduos e o consumo de água.