Carris poupou perto de 100 mil metros cúbicos de água face a 2007

Carris poupou perto de 100 mil metros cúbicos de água face a 2007

Categoria Advisor, Empresas

Em dez anos, o consumo de água da Carris caiu 52%, o que gerou uma poupança de cerca de 100 mil metros cúbicos de água.

Em comunicado, a empresa de transporte público realça o “esforço constante de racionalização do consumo de água, adotando medidas preventivas que possam contribuir para a sustentabilidade dos recursos hídricos”.

De acordo com os dados apresentados, em 2017, cerca de 47% do consumo de água foi proveniente de captações subterrâneas (furos e poços).

Com o aumento da parcela de utilização de captações subterrâneas (+17%) e uma redução global do consumo de água de 4%, a Carris conseguiu poupar cerca de 32 mil euros de 2016 para 2017.

“Desde 2007 foram tomadas medidas de forma a otimizar o consumo e a detetar possíveis anomalias nas redes de distribuição. Foram abertas captações subterrâneas para as lavagens e regas, foram introduzidas torneiras com abertura temporizada, a água para lavagem exterior da frota foi racionalizada e as fugas de água detetadas e monitorizadas. Este trabalho contou com a realização de campanhas internas de sensibilização, que uniram os trabalhadores em torno deste objetivo comum”, acrescenta a Carris.