Casa rural de Pontevedra torna-se energeticamente eficiente

Casa rural de Pontevedra torna-se energeticamente eficiente

Uma casa rural, localizada na cidade transfronteiriça As Neves, em Pontevedra, foi equipada com uma bomba de calor monofásica Alfea Excellia14 e um termoacumulador Atlantic Iac/s de 300 litros tornando-se. assim, energeticamente eficiente. A obra foi concretizada pela Atlantic, uma das maiores especialistas internacionais no setor do aquecimento elétrico e água quente sanitária, em parceria com a empresa local “Instalações As Neves”.

Foram instalados, ainda, radiadores de alumínio de maiores dimensões, que trabalham com a água a 60ºC e que estão localizados no rés-do-chão, primeiro andar e sótão da casa. O kit “Duas Zonas Alfea” permite regular o piso térreo e o sótão, enquanto que o segundo andar está sempre ligado à bomba de calor. Além disso, os radiadores do piso térreo e do sótão são controlados por uma cabeça termostática, por sua vez ligada a um coletor. A gestão do termoacumulador Iac/s, de 300 litros, fica a cargo do kit Aqs, que controla a produção de água quente. A gestão da bomba de calor Alfea é feita com o controlador T55 instalado no quarto, juntamente com o controle remoto via rádio T75, que permite regular a bomba de calor a partir de qualquer parte da casa.

A Atlantic considera que estas são as soluções ideais para uma propriedade que se enquadra num contexto de rio, montanha e vale, propício a frio, humidades e amplitudes térmicas altas. Ao contrário do equipamento que existia anteriormente nesta casa rural, uma caldeira em biomassa, a bomba de calor Alfea da Atlantic não requer uma limpeza especial, porque “não produz fumos, resíduos ou odores, para uma operação adequada”, avança em comunicado a Atlantic. Por outro lado, “permite uma redução de custos no consumo energético, melhorando, assim, a economia doméstica”. Por último, “é visível o rápido retorno do investimento devido ao seu alto desempenho e eficiência energéticas”.