Cenertec promove seminário sobre “A Nova Norma NP EN ISO 14001:2015”

Cenertec promove seminário sobre “A Nova Norma NP EN ISO 14001:2015”

Categoria Advisor, Agenda

No âmbito da série de Seminários “sabadais” da Cenertec – Centro de Energia e Tecnologia, realizados aos Sábados de manhã, entre as 9:00 e as 13:00 horas, “A Nova Norma NP EN ISO 14001:2015: Principais Alterações e Implicações para as Empresas” será o próximo tema a debate, no dia 21 de maio, a cargo de Carla Silva, no Saboia Estoril Hotel, no Estoril.

Recorde-se que a Norma ISO 14001:2004, Sistemas de Gestão Ambiental, Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização, sofreu um processo de revisão, que culminou com a publicação da nova Norma ISO 14001:2015, em setembro de 2015, sendo a edição de janeiro de 2016.

A implementação de Sistemas de Gestão Ambiental tem ajudado as empresas a melhorarem o seu desempenho ambiental, aliando a proteção ambiental à direção estratégica da organização. Com esta implementação, têm tido uma série de benefícios, destacando-se a ajuda que estes sistemas dão no cumprimento da imensa legislação ambiental, poupando-se dinheiro do pagamento de eventuais coimas, que resultariam do não cumprimento dessa legislação, explica a Cenertec.

Nesta nova versão, procurou-se assegurar a compatibilidade da Norma ISO 14001 com outros sistemas de gestão, nomeadamente com a ISO 9001, trazendo uma clara vantagem para as empresas que pretendem continuar a tirar partido dos sistemas de gestão implementados por estes dois referenciais.

Com este Seminário, pretende-se que, de uma forma rápida e clara, as empresas entendam as principais alterações publicadas pela Norma NP EN ISO 14001:2015, conheçam o período de transição aplicável e iniciem o processo de definição de estratégias para o cumprimento dos novos requisitos.

PROGRAMA
Âmbito da revisão;
Objetivos de um Sistema de Gestão Ambiental;
Principais alterações introduzidas por esta revisão;
Os novos requisitos dos Sistemas de Gestão Ambiental de acordo com a nova Norma NP EN ISO 14001:2015 – exemplos de cumprimento
Período de transição – duração;
Estratégias a adotar (casos de estudo).

FORMADORA
Eng.ª Carla Silva, Licenciada em Engenharia do Ambiente (pré-bolonha), pela Universidade de Aveiro, Mestre em Gestão e Políticas Ambientais (pré-bolonha), pela Universidade Nova de Lisboa e Técnica Superior em Higiene e Segurança no Trabalho. Atualmente é Consultora e Formadora nas áreas de: Ambiente, HST e Qualidade. Possui 17 anos de experiência profissional nos setores: industrial (metalomecânica, componentes de móveis de madeira, soldadura, laticínios e química), ensino superior (universitário e politécnico) e investigação científica. Na indústria tem experiência em: implementação de Sistemas de Gestão (qualidade e ambiente), Sistemas de Gestão de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e Sistemas da Forest Stewardship Council (FSC) – Cadeia da Responsabilidade, obtenção do Licenciamento Ambiental, análise/verificação da conformidade legal, quer de ambiente, quer de HST e elaboração de rótulos e Fichas de Dados de Segurança. No ensino superior lecionou aulas práticas de tecnologias ambientais ao curso de Licenciatura de Engenharia do Ambiente da Universidade de Aveiro e disciplinas das áreas dos resíduos e licenciamento industrial e ambiental a cursos do Instituto Politécnico de Coimbra. Na investigação científica desenvolveu trabalho na Universidade de Aveiro nas áreas de Avaliação de Impacte Ambiental e Análises Ambientais (águas, sedimentos, solos e biota), associadas a diferentes projetos nacionais e internacionais, com vários trabalhos e artigos publicados. Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros – Colégio de Ambiente.

O valor da inscrição é de 120 euros (+ 23% IVA) e inclui Acesso à Documentação de Apoio, Coffee-break e Certificado de Frequência.