Os centros de deposição temporária de resíduos de Sintra, que se situam em São João das Lampas e na ETAR de Colares, estão a funcionar em horário alargado até às 20 horas. Os dois centros estão abertos, de segunda-feira a sábado funcionando de forma ininterrupta desde as 8h30 e sem intervalo para almoço, no sentido de aumentar a resposta de deposição aos munícipes sintrenses.
Destinado apenas a resíduos verdes, o centro de deposição temporária de resíduos situado na ETAR de Colares, localizada no Caminho do Reconco, na Várzea de Colares, está aberto ainda aos domingos, entre as 8h e as 12h e das 13h às 16h.
O horário alargado dos dois espaços, que anteriormente encerravam às 18h30, procura responder ao contínuo crescimento de produção de resíduos, com os volumosos, os chamados “monos”, a registarem um aumento de 18,6% ao longo de 2025, quando comparado com o ano anterior, e os resíduos verdes com um acréscimo de 10% no mesmo período.
O Centro de Deposição Temporária de Resíduos de São João das Lampas destina-se a receber “monos”, como móveis, colchões e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, sejam frigoríficos, máquinas de lavar e televisores, mas também pode receber os resíduos de construção e demolição (RCD), resíduos verdes, as tradicionais fileiras de recolha seletiva (plástico/metal, vidro e papel/cartão) e óleos alimentares usados. Este centro conta agora com um ecocentro móvel, onde podem ser depositados outros resíduos, como embalagens contaminadas, cápsulas de café, toners e tinteiros, pequenos elétricos e eletrónicos, lâmpadas e pilhas e baterias.
Em Colares, nas instalações dos SMAS de Sintra, o centro apenas recebe resíduos verdes, os provenientes da limpeza e manutenção de jardins ou zonas de cultivo e das habitações, nomeadamente aparas, troncos, ramos, cortes de relva e ervas, mas agora com um horário alargado e todos os dias da semana.
A criação destes centros de deposição, como ponto intermédio e temporário antes do encaminhamento dos resíduos para as instalações da Tratolixo (empresa intermunicipal responsável pelo tratamento nos concelhos de Sintra, Cascais, Mafra e Oeiras), pretende minimizar o flagelo do descarte ilegal no espaço público de “verdes” e “monos”, cuja recolha, neste último caso, aumentou de duas mil toneladas em 2016 para 12,3 mil toneladas em 2025 (acréscimo de 616,5 por cento).
Recorde-se que a deposição ilegal na via pública, inclusivamente junto de contentores de recolha de resíduos urbanos, resulta numa infração que poderá implicar o pagamento de coimas entre os 250 e os 22.000 euros, de acordo com o Regulamento de Recolha e Transporte de Resíduos Urbanos do Município de Sintra.
A recolha gratuita de resíduos volumosos, de 10 unidades/mês, pode ser solicitada diretamente à Junta de Freguesia ou União das Freguesias da respetiva localidade (https://www.smas-sintra.pt/residuos/rede-de-recolha-de-residuos-urbanos/monos/) ou através da Linha de Resíduos Urbanos: 800 210 020 no caso da União das Freguesias de Sintra. Também a recolha de ‘verdes’ é gratuita até 5 m³ por semana.
Os resíduos de construção e demolição (oriundos de obras de construção, reconstrução, ampliação, conservação e demolições de edifícios e da derrocada de edificações) também são recolhidos gratuitamente pelos SMAS de Sintra até 1 m³ por utilizador/obra, quando são provenientes de obras particulares isentas de licenciamento e não sujeitas a comunicação prévia, sendo disponibilizado um Big Bag (saco de 1m3). A requisição destes sacos deve ser efetuada através da Linha de Resíduos (número gratuito 800 210 020) ou do endereço de correio eletrónico geral@smas-sintra.pt, sendo a sua recolha assegurada gratuitamente em data, hora e local a definir com o requerente.
O Município de Sintra, através dos SMAS de Sintra, estabeleceu ainda uma parceria com o Electrão a fim de prestar um serviço diferenciado aos munícipes, que passaram a usufruir da recolha porta-a-porta de grandes equipamentos elétricos usados. Para usufruir deste serviço, o cidadão só tem que efetuar o pedido à Junta de Freguesia/União de Freguesias, aos SMAS de Sintra ou diretamente ao Electrão, pelo 800 262 333.
Para solicitar esta recolha ao domicílio é necessário ter um eletrodoméstico volumoso para entrega, como um frigorífico, uma arca congeladora ou uma máquina de lavar ou secar. Adicionalmente, no momento da recolha, a equipa do Electrão poderá levar pilhas, baterias usadas e pequenos equipamentos elétricos avariados ou fora de uso, normalmente esquecidos nas gavetas, como telemóveis ou lâmpadas.







































