Chuveiro português permite reduzir mais de 1500 litros de água por ano

Chuveiro português permite reduzir mais de 1500 litros de água por ano

Categoria Águas, Ambiente

A startup portuguesa Heaboo – especializada no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras para a melhoria da eficiência hídrica e energética – é a responsável por um chuveiro que fornece  água quente desde o primeiro segundo, sem gastos de energia. Graças a uma bateria térmica baseada numa tecnologia 100% portuguesa, o Hoterway elimina o tempo de espera das soluções convencionais, permitindo reduzir o desperdício de mais de 1500 litros de água, por ano.

“Os cidadãos estão cada vez mais atentos aos comportamentos sustentáveis. Práticas como a reciclagem, redução de desperdício já começam a fazer parte do quotidiano da sociedade portuguesa. Mas muito há a fazer. O «ouro azul» é um dos recursos naturais mais necessário e, paradoxalmente, mais desperdiçado. Aliar a inovação à eficiência e sustentabilidade ambiental é, sem margem de dúvida, um dos trunfos para o futuro. O ser humano tem de pensar a médio e longo prazo, sob o risco de ficar estar a criar um mundo que deixa de ser habitável”, alerta Rui Teixeira, CEO da Heaboo, citado em comunicado.

Em média, o tempo de espera até a água do banho aquecer é de um minuto e meio. Esta espera equivale a um desperdício de nove litros de água e de energia – correspondente a uma televisão ligada durante quatro horas – de cada vez que um indivíduo toma banho. Foi neste contexto que Rui Teixeira, CEO e fundador da Heaboo, começou, em 2014, na Universidade de Aveiro, a desenhar o conceito. Rui Paulo, Eduardo Noronha e Rafael Rodrigues integram também a equipa que está a desenvolver o projeto.

O chuveiro Hoterway está disponível nas soluções de casa-de-banho distribuídas e instaladas pela OLI. A empresa portuguesa é um dos parceiros da Heaboo, estando responsável pela distribuição do chuveiro, como uma solução disponível no portfólio de produtos inovadores e ecológicos.