#ClimestoGo: “Calma” e “boa disposição” marcam arranque oficial da viagem mais sustentável entre Cascais e Glasgow

#ClimestoGo: “Calma” e “boa disposição” marcam arranque oficial da viagem mais sustentável entre Cascais e Glasgow

O  “Climes to Go” é constituído por três equipas – “Energia”, “ Água” e “Produção e consumo sustentável” – patrocinadas por três entidades diferentes – Altri, Fundação Calouste Gulbenkian e Oney Bank. Cada equipa, composta por quatro elementos, terá de fazer a viagem de Cascais até Glasgow da forma mais sustentável e rápida possível. Nesta competição, só há uma coisa em comum: partir de Cascais rumo a Glasgow ao mesmo tempo.

A Ambiente Magazine, que marcou presença, esta sexta-feira, na sessão que marcou o “arranque oficial” da competição “Climes to Go”, esteve à conversa com a “Equipa Água”, composta por Guilherme Costa, Marília Machado, João Batista e Joana Manta. 

Questionados sobre qual o meio de transporte que vão partir de Cascais, a equipa revela que o “comboio” será, talvez, o principal “meio de locomoção”, sendo que a chegada fica nos “segredos dos deuses”. Já sobre as dificuldades que terão de enfrentar no decorrer da viagem, os elementos consideram que a água será o desafio maior: “Tanto a água direta – “banhos e consumo” -, como a água indireta – comida que consumimos” – vão ser contabilizadas. Ao desafio da água, acresce o tempo: “Queremos parar em vários sítios para fazer várias ações de voluntariado”. E que respostas estão pensadas para responder a esses desafios? “Com calma e boa disposição, tudo se resolve”, declaram.

“Experiência”, “Aprendizagem” e a “COP26” são as três palavras que Equipa Água usou para definir a viagem, que tem como objetivo, acima de tudo, “aumentar a consciencialização das pessoas” que vão encontrar pelo caminho, “aprender os tipos de ações e que consequências têm em termos de consumo”, aprendendo e o que é mais sustentável. 

  • Equipa Água 

Guilherme Costa, Marília Machado, João Batista e Joana Manta

Apoio: Grupo Altri

  • Equipa Energia  

Francisco Araújo, Mariana Almeida, Sara Alves e Tiago Marques

Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian

  • Equipa Produção e consumo sustentável

Tomás Fernandes, Márcia Simões, Guilherme Meneses e Flávia Sousa

Apoio: Oney Bank

Cristiana Macedo