Combustíveis aumentam há cinco semanas seguidas

Combustíveis aumentam há cinco semanas seguidas

Categoria Ambiente, Energia

Os combustíveis sofrem aumentos há cinco semanas consecutivas. Desde janeiro até ontem, o gasóleo está mais caro 14,5 cêntimos por litro e a gasolina 11,1 cêntimos, noticia o Diário de Notícias.

Coincidência ou não, o Parlamento publicou ontem, em Diário da República, uma resolução de 27 de outubro, na qual recomenda ao Governo uma auditoria ao mercado de combustíveis, entre outras medidas.

O ponto de evolução dos combustíveis é claro: o preço médio do gasóleo terá saltado, ontem, para 1,207 euros por litro, bem acima dos 1,061 euros da primeira semana de janeiro. Quanto à gasolina, a estimativa de aumento para esta semana deverá colocar o preço médio em 1,448 euros por litro, valor que compara com os 1,337 euros registados no arranque deste ano. São os valores mais altos do ano, tanto no gasóleo como na gasolina.

A resolução da Assembleia da República levanta dúvidas sobre “a formação do preço final dos combustíveis e os lucros das petrolíferas”, bem como sobre “o diferencial de preços existentes entre as diferentes categorias (tipo e qualidade) de combustíveis vendidos nos postos de abastecimento”.