Comissão de Acompanhamento Ambiental visita instalações da Cimpor

Comissão de Acompanhamento Ambiental visita instalações da Cimpor

A Comissão de Acompanhamento Ambiental (CAA) do Centro de Produção de Alhandra da Cimpor realizou no passado dia 16 de março uma visita às instalações da empresa, a fim de aprofundar o seu conhecimento quanto ao processo produtivo e algumas particularidades, nomeadamente as matérias primas e os combustíveis utilizados.

Esta visita, que decorreu da recente nomeação de alguns membros constituintes, incluiu a visualização de uma breve apresentação da Cimpor e do seu historial produtivo, seguida de uma visita à parte fabril. Os elementos da Comissão de Acompanhamento fizeram um balanço muito positivo desta visita, perante a troca de informação e a visualização do processo que pôde ser verificada no local.

A CAA, formada em dezembro de 2005 por decisão do Executivo Municipal, conta com representantes de várias entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira; Juntas de Freguesia; Assembleia Municipal; Assembleia de Freguesia de Alhandra e de Alverca; Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo; Agrupamento dos Centros de Saúde; ACIS – Associação de Comércio e Indústria e Serviços dos Concelhos de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos; Bombeiros voluntários de Alhandra e Alverca, e Serviço de Proteção Civil.

Esta Comissão destina-se à análise e discussão dos relatórios e avaliações ambientais efetuadas ao Centro de Produção de Alhandra (CPA) da Cimpor, bem como à avaliação da interação do CPA da Cimpor com o ambiente, saúde pública e legislação aplicável. Destina-se ainda à participação na discussão sobre a filosofia ambiental da Empresa, definida na sua política de ambiente, mantendo-se ao corrente da mesma e colaborando na sua melhoria contínua.